PES Aula 01D Estudo de Caso Planos Estrat gico T tico e Operacional

671 palavras 3 páginas
INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA – ICEC
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR
DISCIPLINA: 829V – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM SAÚDE (PES)
PROF. FÁBIO LUIS URIARTE
ESTUDO DE CASO:
Dificuldades para o desenvolvimento e implementação do processo de planejamento global da Cooperativa Capricórnio
A Cooperativa Capricórnio é uma das mais tradicionais no ramo agropecuário, tendo apresentado queda em sua atuação mercadológica, bem como em sua interação com os cooperados fornecedores dos in sumos agrícolas (leite, café e soja).
Apresenta, também, alguns problemas na venda de insumos e equipamentos agrícolas para seus cooperados e outros clientes da região, principalmente por causa de sua política de preços, que é considerada, de forma unânime, relativamente elevada.
Na realidade, a queda nas vendas da Cooperativa Capricórnio não tem sido mais elevada por causa da adequada assistência técnica realizada aos cooperados, bem como pela simpatia de seus executivos e funcionários.
Entretanto, a Assembleia Geral de cooperados tem apresentado algumas reclamações, as quais, inclusive, estão levando ao questionamento do modelo de gestão realizado na Cooperativa Capricórnio.
Diante dessa situação, houve uma reunião da alta administração da Cooperativa Capricórnio, em que foram identificados os dois principais problemas da cooperativa, a saber:


Falta de um processo de planejamento global que seja estruturado e respeitado na cooperativa; e



Postura de atuação meio mole por parte dos principais executivos e funcionários da cooperativa, inclusive de alguns conselheiros de administração.

E você, um especialista em planejamento e em processos de mudanças nas empresas, bem como conhecedor do ramo cooperativista, foi contratado para apresentar um plano visando solucionar os dois problemas básicos da Cooperativa Capricórnio.
O organograma resumido é apresentado a seguir:
Assembleia
Geral
Conselho
Fiscal
Conselho de
Administração
Conselho
Consultivo
Presidência
Assessoria de

Relacionados