Período juanino

485 palavras 2 páginas
Período Juanino Em 1808 á 1822 foi o período Juanino, (transformação e elevação do Brasil em reino)a coroa portuguesa se muda para o Brasil, após fugir de Napoleão que invadi Portugal. O Brasil, deixa de ser colônia, acaba com o pacto colonial; que só permitia comercialização dos produtos produzidos pela colônia com a sua metrópole ou seja Portugal, abre os portos e passa a fornecer seus produtos e comprar mercadoria da Inglaterra, que são um dos poucos que Napoleão não controla. Os ideais do liberalismo estavam no Brasil, (capitalismo) liberdade de comercio.
O Brasil tinha que civilizar, e para civilizar precisava de escolas, D. Pedro então trouxe a cultura letrada, o livro tornou-se status.
Em 1823 o Brasil já era uma nação independente, e nesse ano e criado a educação pública, educação institucionalizada, em 1824 ouve a primeira constituição ( carta magna) surgiu as primeiras diretrizes da educação a escola virou dever do estado, (educação formal) ensino de primeiras letras gramática, aritmética e religião (ler, escrever, cantar e rezar). Só em 1827 que realmente virou lei a obrigatoriedade das escolas de primeiras letra, foi criada a lei porém, pouco mudou, o reino que controlava as escolas e não fez muito pela educação fez a lei porem não abriu escolas, e as aulas continuava sendo aplicadas pelos Jesuítas porem agora em escolas criadas por eles. Em 1834 houve uma nova reforma, onde dizia que: o ensino elementar, secundário e o de formação dos professores (magistério) passa a ser de responsabilidade, das províncias, más como não havia infra-estruturar não funcionou, e quem acabou tomando conta das escolas foi o poder privado, somente quem podia pagar tinha acesso as escolas.
A coroa então resolveu criar e administrar o seu próprio colégio, fundou então o colégio D. Pedro II, com o intuito de unificar o ensino. Os livros utilizados no colégio eram obrigatória- mente utilizados em todas as escolas do pais, e as universidades tinham que aceitar os

Relacionados

  • Biblia
    31466 palavras | 126 páginas