Perspetica radical marxista

2404 palavras 10 páginas
FALTA TÍTULO EXPRESSIVO CRIADO POR NÓS

Perspectiva radical e marxista

Teorias e Metodologias do Serviço Social

Índice

Introdução 3
Capítulo I – Filosofia marxista 4 Influências marxistas 5 Críticas ao marxismo 5 Semelhanças entre o trabalho social tradicional e o marxismo 6 A política do trabalho social radical 6 Metodologia do radicalismo segundo De Maria 8 A opinião de Mullaly 8 A perspectiva de Fook 10
Conclusões 11
Bibliografia 12

Introdução

Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de Teorias e Metodologias do Serviço Social, lecionada no segundo semestre da licenciatura de Serviço Social pós-laboral, pelo docente Cristóvão Margarido.
Tem como objeto o estudo da perspetiva radical e marxista, e por objetivo compreender a sua importância para o trabalho social.
É importante haver um conhecimento científico para conhecer as diferentes visões do homem e do mundo, a realidade social e cultural de cada sociedade.

Capítulo I – Filosofia marxista

De acordo com o filósofo marxista Henri Lefebvre{FormattingCitation}, o marxismo afigura-se como a conceção do mundo que expõe a sociedade moderna nos seus problemas e contradições, propondo soluções racionais.
Karl Marx, pai do marxismo, elegeu a práxis, a alienação e o homem novo como base da doutrina marxista. Definiu a práxis como uma troca de experiências entre o homem e a sociedade; a alienação como a recuperação da identidade que o homem perdeu ao longo da história; e o homem novo como aquele que nasce da necessidade da criação de uma nova sociedade, mais espiritual.
Marx acreditava que existe na sociedade uma classe dominante e uma classe dominada, controlando a classe dominante o Estado. Quando a classe dominada passa a ser a classe dominante nasce uma nova classe dominada, sendo isto um ciclo recorrente.

O marxismo

Relacionados

  • Contabeis
    237046 palavras | 949 páginas