Perspetíva

Páginas: 20 (4974 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
arquiteturarevista - Vol. 6, n° 1:1-11 (janeiro/junho 2010) doi: 10.4013/arq.2010.61.01

ISSN 1808-5741

Princípios de ordem projetual na obra de Vitrúvio
Principles of projectual order in Vitruvius’ work
Leandro Manenti
leandro@feevale.br Universidade Feevale. Rodovia RS 239, 2755, 93352-000, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Resumo
Este trabalho procura lançar um outro olhar sobre a obra deVitrúvio, autor romano responsável pelo mais antigo tratado a respeito de arquitetura que chegou aos nossos dias. Mais especificamente, este artigo investiga os princípios de ordem projetual que regem o lançamento dos partidos arquitetônicos. Por intermédio do texto de Aristóteles, busca-se compreender os conceitos que posteriormente serão tratados pelo arquiteto romano. Estuda-se, também, aformação teórica dos arquitetos da época, como forma de compreender o trânsito desses conceitos na construção do tratado, no século I a.C. Buscando exemplificar os princípios analisados, que relacionam as partes de um projeto a partir dos conceitos de ordinatio e dispositio, apresenta-se o estudo dos partidos arquitetônicos para templos, tendo como base as definições contidas no tratado vitruviano.Procurando outra abordagem, introduzse o conceito de matriz de partidos e discute-se sua aplicabilidade na concepção do partido arquitetônico. Palavras-chave: ordem projetual, Vitrúvio, partido arquitetônico.

Abstract
This paper proposes another view to the work of Vitruvius, the Roman author responsible for the most ancient treatise about architecture that came to our days. More specifically, thepaper investigates the principles of projectual order governing the architectural parties. Through the Aristotle’s text it is sought to understand the concepts that will later be processed by this Roman architect. It is also studied the architects’ theoretical training by that time in order to understand the transit of these concepts in the treatise construction on the first century BC. Seekingto illustrate the principles discussed, that relate the parts of a project based on the concepts of ordinatio and dispositio, it is presented the study of architectural parties to temples, based on the definitions contained in the Vitruvian treatise. Looking for a different approach, it is introduced the concept of a matrix of parties, and it is discussed its applicability in the design ofarchitectural party.

Key words: projectual order, Vitruvius, architectural party.

Introdução
A análise e a avaliação da excelência arquitetônica motivaram muitos estudos ao longo da história da arquitetura. Desde o texto mais antigo da área que hoje resta, o tratado de Vitrúvio, a tentativa de estabelecer critérios balizadores para a produção qualificada é uma constante, ou, por que não dizer, é opróprio objetivo de toda produção teórica que procura construir conceitos por meio de interpretações que carregam em si um juízo de valor.

Nesse percurso, de Vitrúvio aos dias de hoje, a teoria a cerca da arquitetura produziu interpretações bastante distintas em sua maneira operativa, desde o estabelecimento de cânones arquitetônicos fundamentados em um cientificismo exacerbado da área, atéposições relativistas ao extremo, segundo as quais qualquer tentativa de estabelecimento de critérios é vista como uma redução do campo do conhecimento. Nos dias de hoje, em que a visão relativista da área é bastante defendida, sob o argumento de que o avanço tecnológico e a visão transdisciplinar permitem aos arquitetos uma liberdade nunca antes

1

Princípios de ordem projetual na obra deVitrúvio Leandro Manenti

experimentada, o ensino de arquitetura, que é construído com base na crítica projetual, é colocado em xeque.

Buscando contribuir para esse tema, o trabalho propõe a discussão da excelência arquitetônica a partir do conceito de ordem, o qual é entendido como o conjunto de princípios que mantêm uma obra coesa. Esse conceito, construído teoricamente a partir de Vitrúvio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Perspetiva
  • Perspetivas enfermagem
  • Perspetiva moral de kant
  • A Sociedade como Realidade Subjetiva
  • Lazer e perspetivas feministas
  • Exercicios perspetiva linear
  • Avaliação em educação: novas perspetivas
  • Educação e formação de adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!