Perspestivas e tendências atuais de cirurgias no LCA resumo

1768 palavras 8 páginas
Resumo
*

Introdução O futebol é o esporte mais praticado do mundo. Cerca de 30 milhões de indivíduos executam o esporte, sendo estes regulares ou ocasionais [1]. Esse elevado número de praticantes explica a elevada incidência do grau de lesão presente no esporte, onde lesões no tornozelo e no o joelho são extremamente frequentes, ocasionadas por impactos diretos (derrubado ou algum contato físico) ou indiretos (através de um giro ou uma entorse). Os principais sintomas relatados pelos lesionados são: estalo do joelho no momento da lesão, dor, inchaço, incapacidade de esticar o joelho, incapacidade de colocar peso sobre o joelho, sentindo-o solto ou instável [2].
O esporte vem ganhando maior popularidade ao decorrer dos tempos e exigindo cada vez mais de seus participantes a execução de movimentos de impacto, sejam eles praticantes amadores ou profissionais. Com isso, relata-se uma maior preocupação sobre a incidência, causas e severidade das lesões ocasionadas pelo esporte quando praticado [3].
Ligamento Cruzado Anterior
Os ligamentos do joelho são as estruturas responsáveis pela sua estabilidade, evitando movimentos exagerados. Os principais ligamentos são os dois colaterais (lateral e medial) e os dois cruzados (anterior e posterior). Podemos destacar como a mais freqüente no futebol (e outros esportes), a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). O LCA fixa-se ântero-lateralmente à espinha tibial posterior. Funciona como estabilizador em todos os movimentos de rotação e translação do joelho, mas a sua principal função estabilizadora consiste em prevenir a translação anterior da tíbia em relação ao fêmur. É também um opositor à rotação interna e externa da tíbia em relação ao fêmur, principalmente na extensão do joelho, e limita a deformação em valgo (quando a articulação se aproxima da linha média, o popular joelho em “x”) e varo (quando a articulação se afasta da linha média, o popular joelho de cowboy) quando em extensão [3]. Lesão do

Relacionados