PerspectModelo

353 palavras 2 páginas
Observações

- Lembrar que a altura do espaço dado é de 12,5m e não 7,5m como se lê no programa.

- No processo de projetar, ou seja no de estudar, de conceber, as formas podem ser pensadas de múltiplas maneiras, combinadas entre si ou não, simultaneamente ou sequencialmente, normalmente com idas e vindas: a partir de uma idéia clara ou vagamente definida; idéia enquanto imagem mental ou imagem representada; representação por palavras ou por meios visuais – bidimensionais com caráter de ensaios gráficos (“croquis”, esquemas, etc.) ou com caráter convencional- técnicos bidimensionais (plantas, cortes, elevações, perspectivas*) ou tridimensionais (modelos “maquetes”).

* A perspectiva usada na malha dada pode ser chamada de “perspectiva cavaleira adaptada” porque utiliza alturas iguais e a planta sem deformação mas com inclinação de 45º, adaptação que pareceu oportuna para a especificidade do nosso exercício.

A perspectiva é uma representação bidimensional que apresenta a aparente vantagem de informar o que poderia ser a percepção das três dimensões da forma representada. Mas, por outro lado, o fato de fixar um único ponto de vista, limita o pensamento e a avaliação completa da forma, principalmente quando se trata de perspectivas de projeção paralela, casos desta – a cavaleira, a militar, as axonométricas (isométricas, dimétricas, isométircas).

Daí a recomendação, nem tanto para fins deste exercício, de comparar o desenho obtido de um ponto de vista com o desenho obtido do ponto de vista oposto (vista de “ outro lado” do objeto). - Do exemplo dado:

- No exemplo dado, verificar que as alturas estão indicadas nos planos que aparecem na forma de paralelogramo. Alturas de faces não coincidentes com esses planos, podem ser determinadas transferindo-as (em projeção paralela) da modulação desses planos “verticais”.

Observar também que existe uma clara reversibilidade

Relacionados