Perspectivas sociológicas sobre a comunicação na aula. autor: philippe rerrenoud

944 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais

Perspectivas Sociológicas sobre a comunicação na aula.
Autor: Philippe Rerrenoud

Pontos para reflexão:

1- O autor apresenta diversos aspectos que caracterizam as formas de comunicação na sala de aula. Selecione três tipos de comunicação para apresentar considerando:

a- Que tipos de relação você estabelece com o seu papel de aluno;

A comunicação está muitas vezes ligada ao modo de trabalho, de avaliação e gestão. Minha experiência como aluna, faz com que eu acredite que seja necessário um tempo para os alunos comunicarem e argumentarem, pois essas tendem a ser, por vezes clandestina. É exaustivo passar horas escutando uma pessoa falar sem ao menos parar para tomar fôlego. Não há bocejos, sonecas e inquietações da platéia que resistam. O que é apresentando no texto não foge da realidade universitária, muitas dessas práticas de comunicação são apresentadas em sala de aula, a relação de tempo paradoxal, o vicio da comunicação inútil, o medo de falar e ser repreendido torna-se constante em nosso ambiente. Quando o assunto é complexo e/ou o professor tem o estilo monótono, aumenta a probabilidade de dispersão e cochichos inconveniente. É ótimo quando o professor abre espaço para a interatividade, não basta apenas o professor falar. O aluno também faz parte do processo de ensino-aprendizagem e necessita espaço para apontar suas dúvidas e impressões. Uma boa aula é produzida em conjunto.

b- Cite alguns de situação em que você mais faz/fez uso desses tipos de comunicação na sua trajetória escolar;

Sem duvidas foi à comunicação da “armadilha”. O medo de falar, de ficar exposto aos outros. “Tudo o que disseres pode ser utilizado contra ti”, sempre escutei que devemos nos comunicar com prudência, muitas vez fiquei calada, às vezes tinha comentários pertinentes, mas por receio de expor fiquei calada.

c- Comente em quais disciplinas do currículo (curso Pedagogia) você utiliza mais ou menos essas

Relacionados