Perspectivas para o séxulo XXI

2792 palavras 12 páginas
AS PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI
A corrida pela hegemonia mundial
1- Uma importante dúvida geopolítica sobre este novo século se refere às possibilidades de cada região do globo: quem deverá se sair bem, ou seja, quem sairá ganhador nesta nova ordem mundial? E quem, provavelmente, vai se sair mal, ou seja, sairá perdedor? As mudanças hoje são muito mais rápidas que no passado e os países que progridem em um ritmo lento certamente vão ficar para trás, o que significa que as desigualdades internacionais deverão aumentar ainda mais.
1.1- Convém lembrar, em primeiro lugar, que existem alguns processos fundamentais para compreendermos as perspectivas para o século. XXI: a nova ordem mundial com a Terceira Revolução Industrial e a globalização, além da enorme importância do ensino, da ciência e da tecnologia.
1.2- De um lado, os prováveis ganhadores, regiões ou países que conhecerão um grande desenvolvimento neste século, serão aqueles que modernizarem de forma mais eficaz suas instituições e sua economia, o que significa dispor de:
Um ótimo sistema de ensino, com excelentes universidades e institutos de pesquisas científicas e tecnológicas;
Uma força de trabalho qualificada e com uma elevada escolaridade média;
Um enorme mercado consumidor, ou seja, de populações com alto nível médio de rendimentos e de poder de consumo;
Um Estado eficiente, ou seja, um poder público que se ocupe com competência de algumas atividades básicas (educação e saúde, a lei e a ordem, incentivos ao desenvolvimento) e não desperdice recursos nem seja burocratizado (isto é, com excesso de funcionários e atividades sem importância).
1.3- De outro lado, os prováveis perdedores ou retardatários – o que vão ficar relativamente mais pobres ou atrasados – serão aqueles que não puderem ou não conseguirem dispor desses elementos mencionados. Serão, portanto, nações onde o Estado é ineficiente (existe uma corrupção e desperdício de recursos e não se investe adequadamente na educação e na

Relacionados

  • Desenvolvimento econômico
    5107 palavras | 21 páginas
  • Trabalho TCC
    48058 palavras | 193 páginas