PERSPECTIVAS EM CONFRONTO: RELAÇÕES DE GÊNERO OU PATRIARCADO CONTEMPORÂNEO?

10421 palavras 42 páginas
SÉRIE ANTROPOLOGIA

284
PERSPECTIVAS EM CONFRONTO:
RELAÇÕES DE GÊNERO OU PATRIARCADO
CONTEMPORÂNEO?
Lia Zanotta Machado

Brasília
2000

2
Perspectivas em confronto: Relações de Gênero ou Patriarcado Contemporâneo ?
Lia Zanotta Machado1

O uso do conceito de gênero ultrapassou seu âmbito acadêmico e multidisciplinar (antropologia, sociologia, história, ciência política, lingüística, literatura, filosofia, psicologia,...), e seu âmbito de utilização nos estudos feministas.
Ganhou espaço legítimo e consolidado na circulação internacional do campo dos direitos humanos e na formulação de projetos de políticas públicas nos mais diversos âmbitos. Como conceito presente no campo político, suas referências se tornam mais flutuantes, conforme o contexto.Críticas passam a ser feitas, ora por não ser exclusivamente acadêmico e analítico mas também político, ora por estar sendo banalizado e enfraquecido no campo político.
Este trabalho se inscreve como uma resposta no interior de um debate, ao mesmo tempo, intelectual, analítico e político, sobre a utilização do conceito de gênero.
Devo a formulação deste artigo ao estímulo das amigas sociólogas e feministas Neuma
Aguiar e Lourdes Bandeira. Neuma Aguiar2, idealizadora da pergunta título e expositora de uma belíssima argumentação a favor da utilização e reintrodução forte do termo “patriarcado contemporâneo” e Lourdes Bandeira, responsável pela coordenação do Simpósio: “Relações de Gênero ou Patriarcado Contemporâneo ?” , organizado pela
Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) no âmbito da 52ª Reunião da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Brasília , julho de 2000.
Nem sempre um debate pode contar com posições diferenciadas, pois discorremos, grande parte das vezes, enquanto expositores, sobre assuntos correlatos, complementares, diversos, mas nem sempre divergentes. Naquele simpósio, houve seguramente um debate de idéias . Não propugnei a volta do uso forte do termo

Relacionados