Perspectiva sociológica de Peter L. Berger, cap2

599 palavras 3 páginas
Resumo da perspectiva sociológica de Peter L. Berger , cap2

Capítulo 2: A Sociologia Como Forma de Consciência – Peter Berger
Sociologia – forma de consciência peculiarmente moderna - seu objeto : a sociedade – termo utilizado na linguagem comum com vários significados : grupos de pessoas com privilégios ou objetivos assistenciais.
Significado sociológico: complexo de relações humanas – um sistema de interação social. Ex: Sociedade Norte-Americana, Sociedade Brasileira.
Interação Social : conjunto de ações e reações, formando um sistema de relações complexas e autônomas, com existência própria – a sociedade – complexo de fatos sociais (E. Durkheim)
Material de análise do sociólogo – conjunto de ações e relações que os indivíduos estabelecem entre si e também seus resultados.
Para Weber o material da análise sociológica seria a trama de significados, expectativas e condutas, que resultam da orientação mútua das ações dos indivíduos.
O sociólogo está interessado nas relações e interações humanas que ocorrem em diferentes atividades. Ex: poder, prestígio.
Para o sociólogo o social está em, com e sobre os diferentes campos da atividade humana . Ex: o advogado – trabalha com leis, códigos e modelos definidos; o sociólogo não se baseia em códigos e nem com a validade legal do fenômeno e sim com as concepções não oficiais – com os significados ocultos à consciência cotidiana. (p. 38-39)
Perspectiva sociológica – olhar por trás dos bastidores, além das fachadas das estruturas sociais – exerce a “ arte da desconfiança”.
Esforço intelectual da Sociologia – explicar e desvendar o que está atrás do oficial, do aparente. Ex: a concepção oficial da estrutura governamental de uma região ou país. Para o sociólogo o importante seria conhecer a estrutura de poder e os interesses políticos que controlam as ações das autoridades.
O sociólogo está preocupado com as relações subjacentes ao formal e legal – ele sempre relaciona o fato à estrutura – ao todo – ao sistema.

Relacionados

  • LIVRO PROPRIET RIO ASPECTOS ANTROPOL GICOS E SOCIOL GICOS DA EDUCA O
    56537 palavras | 227 páginas