Perspectiva no desenvolvimento sustentável

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Um olhar sobre as práticas de Educação Ambiental e as perspectivas para o desenvolvimento sustentável e a interdisciplinaridade em uma Escola Rural em Catalão-(Go).

Resumo:

Neste trabalho me proponho, de uma forma despretensiosa, a apresentar uma abordagem geral do conhecimento apreendido durante o curso de Educação Ambiental e Ética e apresentar um relato de observações feitas recentementeem uma escola de uma comunidade rural, na qual desenvolvemos um projeto de extensão que, entre outras atividades realizadas na comunidade, envolve práticas de Educação Ambiental. Além disso, fazemos referência ao papel da Universidade para a formação de professores críticos e reflexivos, capazes de trabalhar interdisciplinarmente nas escolas, tendo como eixo articulador as questões ambientais e arealidade local, de forma a construir novos valores em seus alunos, tornando-os conscientes e capazes de intervir sobre o ambiente e transformar a realidade do planeta.

Introdução:

Vivemos em uma sociedade que, em pleno século XXI ainda se vê ameaçada por problemas sociais e ambientais que foram amplamente debatidos, especialmente a partir da segunda metade do século XX, pelos movimentossociais e em inúmeras conferências nacionais e internacionais que avaliaram a insustentabilidade de um modelo de desenvolvimento regido pelas leis do mercado, pelo crescimento econômico, e que trouxe implicações muito sérias para a humanidade, sejam nos aspectos sociais, culturais, políticos e ambientais. Portanto, o que verifica-se atualmente é que a consciência da crise socioambiental conseguidanos últimos 30 anos, não se traduziu em ações e políticas que fossem realmente efetivas para resolver o problema.

Dessa forma, a sociedade continua em crise: crise ambiental para alguns, social para outros, de paradigmas, civilizatória ou ética para outros, mas que, seja qual o adjetivo correto atingiu a dimensão global ou planetária, exigindo que a sociedade repense suas atitudes. Assistimos adominação e o esgotamento dos recursos naturais, o degelo das geleiras, inundações, desertificação, mudanças climáticas, mas também à mercantilização das relações sociais, a alienação das forças de trabalho, o aumento das desigualdades e injustiça sociais...e a humanidade continua construindo sua história, sua cultura, transformando o ambiente, totalmente dominada pelo pensamento racionalista quetem orientado o conhecimento cientifico e o modelo de desenvolvimento vigente, não permitindo a compreensão da gravidade e da complexidade dos problemas atuais.

E assim, para a maior parte da sociedade, a crise do planeta continua sendo o risco de, em um dia muito distante, acontecer, por exemplo, de a água potável ser racionalizada ou até acabar, mas sem se dar conta das inúmeras relaçõesexistentes, seja em relação às causas seja em relação às conseqüências de um desastre como esse. E há ainda aqueles que continuam a negar as evidências de uma catástrofe eminente.

Essa situação reflete a falta de responsabilidade social da humanidade sobre a qualidade presente e futura do ambiente, enfim sobre o futuro do planeta e das gerações futuras. Ma reflete também a urgência de se encontraruma saída dessa crise, de se consolidar um novo modelo de desenvolvimento que seja sustentável e da construção de valores éticos através da educação ambiental.

As perspectivas da educação e do desenvolvimento sustentável frente à crise ambiental

Historicamente o conhecimento foi construído em função dos valores dos donos do capital, determinando a racionalidade da ciência e da tecnologia, asquais se transformaram em força produtiva importante à medida que servia apenas à eficiência e a produtividade, princípios que orientaram a construção da sociedade moderna.

É no contexto de fragmentação dos saberes, do conhecimento descontextualizado que não permite uma visão da integração dos fatores sociais, econômicos, culturais e políticos que envolvem a questão ambiental, da falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Sustentável: uma perspectiva social em construção.
  • Desenvolvimento Sustentável: Uma perspectiva econômico-ecológica
  • O desenvolvimento sustentável na perspectiva dos direitos humanos
  • O currículo da escola do campo numa perspectiva de desenvolvimento sustentável no município...
  • Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável: perspectivas para uma Nova Extensão Rural
  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Desenvolvimento sustentável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!