Perspectiva atuais da educaçao

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2012
Angélica Soares
Pós doutora pela Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Teoria literária e professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gêneros literário


Justificativa da disciplina:

Discussão, problematização e desmistificação da literatura: apreciação critica dos principais elementos da poética clássica; apresentação de teorias representativas acerca da questãodos gêneros literários; pós modernidade e massificação e narrativa trivial. Pretende-se que isso ofereça aos alunos subsídios para discutir, ensinar e formar opiniões sobre os elementos formadores do fazer literário.

Objetivo geral:
Criar condições para o que o estudante elabore leituras críticas de textos literários pela mediação de obras de Teoria da Literatura, exercitando sua funcionalidadeObjetivos Específicos:

Explicar e sistematizar por meio de diferentes procedimentos
Os diferentes campos de interesse da Teoria Literária
As condições de produção do conhecimento sobre a literatura por meio de algumas correntes críticos – teóricas;
Dominar o repertório de termos especializados com os quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento daliteratura, bem como às obras literárias.
Articular as categorias relevantes das diferentes correntes teóricas da literatura às obras literárias. Estimular uma atitude investigativa e uma pratica cientifica de analise de obras literárias que favoreça o processo continuo de construção do conhecimento na área.
Resumo:

O primeiro a tomar consciência dos gêneros literários foi Platão, mas cabe aAristóteles o lançamento de suas bases fundamentais na Poética, que se inicia com a intenção de abordar a produção poética e os seus diversos gêneros, classificando as obras segundo elementos formais e conteduísticos. A palavra Drama oferece certa ambigüidade. Além de se referir ao ramo genérico, é empregada muitas vezes como sinônimo de peça teatral, outras vezes, como resultante dohibridismo composicional da tragédia e da comédia e também epopéia, cada uma dessas partes com características específicas, que são objeto de estudo até os dias atuais

Introdução:

A problemática dos gêneros, a mais antiga da teoria literária, também das mais complexas e controvertida, empenha ainda hoje o interesse de estudiosos, que perseveram na busca de uma conceituação.Entre oscilações, oassunto
atravessa toda a história da literatura e da critica, ora assumindo acomodações de fidelidade a preceitos estáticos, ora desencadeando inovações, com investidas aguerridas e alvoroçadas. O fato é que a questão permanece aberta, a aguçar nossa curiosidade num desafio milenar.O primeiro a tomar consciência dos gêneros literários foi Platão, mas cabe a Aristóteles o lançamento de suas basesfundamentais na Poética, que se inicia com a intenção de abordar a produção poética e os seus diversos gêneros, classificando as obras segundo elementos formais e conteduísticos. Assim, o gênero literário pressupõe uma classificação de obras consignadas por características afim.
Embora a Poética de Aristóteles continue sendo o texto básico para enfoque dos gêneros, durante séculos vemsuscitando interpretações que variam ao sabor do aparecimento de novos modelos literários e segundo a evolução do conceito de literatura.Na Idade Média não houve sistematização rigorosa sobre os problemas literários, a não ser tratados de poética trovadoresca, todavia sem vinculações com a doutrina dos antigos. No renascimento, graças à sedução exercida pela arte greco-latina, a poética de Aristóteles e aEpístola aos Pisões de Horácio promoveram inúmeras discussões do maior interesse para o novo espírito crítico que despontava. A questão dos gêneros narrativos, então, tornou-se o ponto central da interpretação do fenômeno literário.
Aristóteles considera dois modos básicos de produção poética: o narrativo e o dramático, não considerando a poesia lírica como um gênero literário. Os críticos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perspectivas atuais da educação
  • Perspectivas atuais da educação
  • Perspectiva atuais da educação
  • PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO
  • resumo do texto " perspectivas atuais da educação"
  • Problematização de "Perspectivas atuais da Educação" . Moacir Gadotti
  • A educação básica no brasil atual: desafios e perspectivas
  • Perspectivas atuais da educação gadotti: resenha resumo.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!