personalidade

Páginas: 3 (738 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013
personalidade

O objetivo das teorias da personalidade é o explicar, de uma perspetiva científica, o porquê das pessoas se comportarem como se comportam.
Existem várias respostas alternativas àdefinição de personalidade. Inicialmente, era entendida como uma imagem social superficial ou, por outras palavras, como uma personalidade pública que as pessoas projetam para o seu meio ambiente(governava a ideia que as pessoas utilizavam uma máscara). Uma outra noção surgiu e dizia respeito à personalidade como as características mais claras e salientes dos indivíduos. Neste sentido, ela eraentendida como a impressão social que o indivíduo demonstra na sua relação com os outros. A noção mais correta e mais usual define a personalidade como um todo que é constituído por aspetos que vão desdeo físico até aos domínios afetivos.
A personalidade inclui o carácter e o temperamento, que são duas coisas distintas. O primeiro diz respeito aos aspetos fundamentais da personalidade (é o domíniodo emocional e do que é mais marcante no indivíduo), o segundo é constituído por toda a carga hereditária que influencia o comportamento (tudo aquilo que é estável ao longo das gerações diz respeito aotemperamento).
Outra distinção que se pode fazer está relacionada com os traços de personalidade, estes traduzem-se na predisposição de uma pessoa para agir da mesma maneira num vasto campo desituações.
Podem apontar-se quatro características essenciais da personalidade: ela é específica de um único indivíduo, apesar de ele poder demonstrar alguns traços comuns a outros indivíduos; ela é umtodo estruturado e organizado; ela é produto da história pessoal de cada indivíduo; e, quando solicitada como variável num estudo ou experiência, ela interfere e explica o comportamento dos humanos.
Asteorias que estudam a personalidade surgiram da tradição clínica (modelo médico) e as primeiras datam de 1890-1900. Desta data em diante, surgiram inúmeras teorias da personalidade, entre as quais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Personalidade
  • a personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade
  • Personalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!