Personalidade Negra Brasileira

Páginas: 10 (2278 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2014



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FERNANDO MILANO








PERSONALIDADE NEGRA BRASILEIRA










TABOÃO DA SERRA/ 2013



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FERNANDO MILANO






JOÃO CÂNDIDO
“O Almirante Negro”







LUANA SOARES DA SILVA



TABOÃO DA SERRA/ 2013



ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FERNANDO MILANO





JOÃO CÂNDIDO
“O Almirante Negro”TABOÃO DA SERRA/ 2013

RESUMO

João Cândido Felisberto nasceu em 24 de junho de 1880, no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Encruzilhada do Sul. Seus pais foram os ex-escravos João Felisberto e Inácia Cândido Felisberto.
Quando ainda tinha treze anos de idade, João apresentou-se na Companhia de Artífices Militares e Menores Aprendizes no Arsenal de Guerra dePorto Alegre, que foi um prédio histórico do Comando Militar do Sul. À medida que fizera 14 anos, foi transferido para a Escola de Aprendizes Marinheiros de Porto Alegre, e logo mais, como grumete, para a Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro (na época em que ainda era capital do país). João Cândido afirmou ter sido soldado do General Pinheiro Machado, mais conhecido como “o condestável da República”,na Revolução Federalista em 1893. Toda via, antes de entrar para a escola de Aprendizes Marinheiros de Porto Alegre.
Esteve na ativa da Marinha durante quinze anos, sem contar os dois anos de prisão após a Revolta. Durante este período, ele exerceu varias viagens. Em sua maioria, as viagens foram de instrução, onde no começo, ele recebia as instruções. E ulteriormente ele atribuía as instruçõesde procedimentos de um navio de guerra para os marinheiros e oficiais novatos da Marinha.
No ano de 1909, João Cândido retirou-se para Grã-Bretanha, onde centenas de marinheiros também foram enviados pelo governo, para acompanhar o epílogo da construção dos navios de guerra. Ali, João reputou o conhecimento do movimento realizado pelos marinheiros russos em 1905, onde reivindicou melhorescondições de trabalho e alimentação. Que ficou conhecido como “A Revolta do Encouraçado Potemkin”.
Os companheiros marinheiros ficaram tão admirados com tal postura, que o indicaram duas vezes para ser o “Deus Netuno”, na travessia sobre a linha do Equador. Também foi muito elogiado por oficias, pela sua boa conduta e por suas excêntricas habilidades. Era o marinheiro mais matraqueado entre marinheiros eoficiais.
Foi a pessoa inteiramente conveniente para liderar a Revolta, na opinião dos demais líderes do movimento.






SUMÁRIO























INTRODUÇÃO


Talvez seja difícil mencionar o motivo pelo qual eu tenha anteposto João Cândido para ser o estudo da realização do meu trabalho bimestral. Entretanto, diligenciarei para poder exibir o objetivodessa excêntrica escolha.
Ao analisar essa personalidade negra brasileira, é possível conhecer alguns movimentos, guerras e revoltas, em que ele esteve presente hostilizando ou liderando os mesmos.
Arriscarei proporcionar um melhor conhecimento sobre todos os movimentos e revoltas, em que João Cândido esteve exercendo alguma façanha.
É de fundamental importância, o entusiasmo em desejarinfinitamente ampliar nossos conhecimentos sobre a história. Principalmente quando o assunto em que estamos abordando, envolve nosso país.
Ao fazer uma análise do conteúdo em estudo, notei que desenvolverei maior apreensão sobre a Revolta da Chibata, a Revolta do Encouraçado Potemkin, movimento dos marinheiros Russos, entre tantos outros.
Espero poder instruir-me literalmente de todo conteúdo apontadoneste trabalho.












Capítulo 1 - História e Época


1.1- Nascimento e Genealogia

João Cândido Felisberto (mais conhecido como Almirante Negro) nasceu em 24 de junho de 1880, em Encruzilhada, uma cidade do Rio Grande do Sul. Nasceu em uma família de ex-escravos, cujo nome do pai é João Felisberto, e sua mãe, Inácia Cândido Felisberto.
Ele entrou para a Marinha do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • personalidades negras brasileiras
  • Personalidade negra
  • personalidades negras
  • Personalidades negras
  • Personalidades negras
  • Personalidades Negras
  • PERSONALIDADES NEGRAS
  • Frente negra brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!