Persépolis

Páginas: 2 (485 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
Persépolis
Assistimos ao filme, do livro de Marjane Satrapi, “Persépolis” que narra de forma singela passagens autobiográficas da autora do livro em quadrinhos, o que deu origem a esta animaçãointeligente e brilhante. O filme retrata a história de uma adolescente que atravessa diversos cenários e situações que evidenciam o sofrimento das pessoas e principalmente das mulheres, na ditaduraimposta no Irã pelo Xá nos anos 80, e a posterior irrupção do regime fundamentalista dos ayatolás.
Ainda quando criança, Marjane sonhava em ser uma profetisa, para quando crescer possuir poderes parasalvar o Planeta. Marjane vê, se desenrolar diante de seus olhos a passagem de uma ditadura opressiva para um sistema regido por grupos islâmicos fanáticos, não menos cruéis que o antigo Xá. Elesdeterminam cada detalhe da vida dos iranianos, desde o comportamento até a forma de se trajar. A menina é então obrigada a usar um véu, o que lhe inspira a vontade de se converter em uma autênticarevolucionária. Em um contexto de bombardeios no Teerã ao longo da guerra contra o Iraque, seguido por um incessante sumiço de pessoas, os pais de Marjane decidem enviá-la para Viena, tentando assim evitarque algo terrível aconteça. Daí em diante, Marjane enfrenta muitas outras conturbações, o que gera uma mulher triste, depressiva, melancólica, por se sentir distante de sua pátria e de seus pais. Istofaz com que Marjane viva um dilema cruel, pelo fato de que para obter o mínimo de liberdade necessária para qualquer ser humano, Marjane é obrigada a viver em terra alheia, e para voltar à seu paísdeve abrir mão de tudo que pensa, sente e sonha.
Em relação à matéria desenvolvida nas aulas de filosofia, o filme nos mostra a diferença das relações de gênero nas diferentes culturas do mundo.Podemos exemplificar, citando a cultura brasileira e a cultura iraniana (vivida pela personagem principal do filme), onde no Brasil as mulheres possuem praticamente os “mesmos” direitos que o homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • persepolis
  • Persepolis
  • Persépolis
  • Persepolis
  • Persépolis
  • Resenha "Persépolis"
  • curta Persépolis
  • literatura persepolis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!