PERRY ANDERSON

1967 palavras 8 páginas
A transição para o feudalismo.
Por algum tempo, o Império conseguiu manter a paz interna, no entanto, a formação dos grandes latifúndios ainda na República, baseados no trabalho escravo, ou seja, as chamadas vilas, pouco a pouco, estrangularam a articulação política e social do Império.
A agricultura entrou em crise por falta de mão de obra devido ao declínio do escravismo, pois a velha formula romana baseada na conquista de terras e escravos esgotou-se, na mesma medida que se esgotou a expansão romana.
Começaram então as investidas dos bárbaros contra o Império, os quais terminaram por invadir sua parte ocidental e ocupar Roma.
Para combater tais investidas, o Império centralizou o poder e aumentou cada vez mais os impostos, despertando o ódio de vastas camadas da população, que passaram a ver o Estado como seu inimigo.
O Estado, na verdade passou a representar os interesses dos grandes latifundiários, fomentando o aumento da importância das zonas rurais sobre as urbanas.
Como se tudo isto não bastasse, a cidadania romana perdeu sua importância, a diferença entre homens livres e escravos passou a ser meramente teórica, pois passou a vigorar, pouco a pouco, um sistema coercivo de prestação de trabalho, pagamento de impostos e hereditariedade profissional.
Representando uma nova forma de perda da liberdade que conduziria futuramente ao sistema feudal.
Foi neste ambiente conturbado, de defesas desmanteladas e massas rurais desesperadas, que os bárbaros germânicos cruzaram o rio Reno no último dia de 406, marcando o inicio das invasões bárbaras.
Mas afinal quem eram estes bárbaros?
Entre os bárbaros.
No período do apogeu grego, para estes, os bárbaros eram todos os povos não helenizados. Em contrapartida, para os romanos, todos os povos instalados fora das fronteiras do
Império no ocidente eram considerados como bárbaros.
Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um modo de produção comunal primitivo, onde a propriedade da terra era

Relacionados

  • Publicacao 2
    45203 palavras | 181 páginas
  • Edita Prefeitura De Aperibe
    43879 palavras | 176 páginas
  • Fichamento
    201443 palavras | 806 páginas
  • DSM IV TR
    476834 palavras | 1908 páginas