perreneud

1795 palavras 8 páginas
Mestrado em Administração, Acompanhamento e Regulação em Educação
Unidade curricular: Sociologia da Educação
Docente: Professora Drª Ana Benavente

Philippe Perrenoud

Contribuições da sociologia ao longo do tempo para o conhecimento da natureza da escola e de dimensões do seu funcionamento e dos seus resultados

Por: Ana Cardoso Nº 21200242 Ana Marau Nº 21200210 Marlene Sousa Nº 21200211
“Ninguém pretende que todo o saber deve ser aprendido na escola.”
Philippe Perrenoud Em 1944, nasceu na Suíça um sociólogo que viria a ser um dos investigadores mais conceituados no campo da educação. Autor de vários títulos importantes, Philippe Perrenoud, realizou o seu doutoramento em Antropologia e Sociologia e tornou-se Diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (LIFE).
O seu interesse em estudar as problemáticas educacionais surgiu durante o seu doutoramento, onde teve a ocasião de estudar o processo de abandono escolar e as suas referências com as desigualdades sociais. A partir deste estudo, propôs um novo modelo educacional que se debruçava no desenvolvimento das competências da criança, na sua faixa etária, em ciclos de três anos. Os benefícios deste modelo são: os alunos têm mais tempo para amadurecer e aprender, para desenvolver as suas competências e apresentam uma menor probabilidade de reprovar; os professores têm mais tempo para corrigir e agir, para adotar um modelo de avaliação mais eficiente e para praticar um ensino mais diferenciado e individualizado; por sua vez a escola proporciona um ambiente mais dinâmico, mobiliza aquisições escolares fora da escola e envolve os pais no contexto escolar.
Perrenoud defende que o sucesso escolar está interligado não com a mera aquisição de conhecimentos por

Relacionados

  • A formação dos professores do século xxi
    1558 palavras | 7 páginas
  • Plano de curso sobre “uso de papéis reciclados” para empresas
    384 palavras | 2 páginas
  • Educacao a distancia
    606 palavras | 3 páginas
  • Politicas publicas na educação basica
    3519 palavras | 15 páginas