Perpiodo intertestamentário

446 palavras 2 páginas
. SEMINÁRIO EVANGÉLICO AVIVAMENTO BÍBLICO
CURSO FORMAÇÃO MINISTERIAL

JONAS SOUTO RODRIGUES

TRABALHO SOBRE PERÍODO INTER-BÍBLICO

CAXIAS DO SUL 2014

Pr. CARLOS ALBERTO COUTO

TRABALHO SOBRE PERÍODO INTER-BÍBLICO

CAXIAS DO SUL
OUTUBRO 2014
O Período Intertestamentário:
A Bíblia foi escrita por profetas inspirados por Deus. Entre o último profeta do Antigo Testamento e o primeiro profeta do Novo Testamento houve um período chamado Interbíblico. Durante esse tempo, de aproximadamente 400 anos, nenhum profeta foi levantado por Deus, ou seja, não houve nenhuma palavra profética. As próprias Escrituras Sagradas comprovam isso, senão, vejamos uma comparação entre o último livro do A.T e o primeiro do N.T:
Malaquias 3.1:
“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.”
Mateus 3.1:
“Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.”
Ou seja, neste período Interbíblico a humanidade estava sendo preparada para a chegada de um Salvador, o Messias prometido a Israel. O povo foi subjugado por quatro nações pagãs – Síria, Grécia, Egito e Roma – e o silêncio de Deus serviu para que o homem percebesse a inutilidade dos seus esforços para promover a paz social.

Livros apócrifos:
A impressão que temos, quanto ao povo escolhido por Deus, é que depois de Malaquias nenhuma obra literária fora produzida até a época dos apóstolos. Essa impressão é equivocada. Concordamos que nenhuma obra inspirada por Deus fora produzida, somente obras de cunho humano visando suprir a escassez da revelação divina com o propósito de consolar o povo e manter a unidade entre eles diante da dispersão desde Nabucodonosor.
Foi no decorrer do Período Interbíblico que a literatura apócrifa surgiu.

Acontecimentos:
Apesar

Relacionados