Permeabilidade em células vivas

Páginas: 8 (1918 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS

PERMEABILIDADE EM CÉLULAS VIVAS

Disciplina de Biologia Celular



Data: 15 de Maio 2007

Introdução

As células, unidades básicas de vida, são constituídas essencialmente pelo protoplasma epela membrana plasmática que o rodeia. Este invólucro, que permite a individualização das células, é fundamental para a manutenção da composição das mesmas, na medida em que apresenta uma permeabilidade diferencial, isto é, não permite nem restringe a passagem indiscriminada de quaisquer substâncias para o seu interior. A bicamada fosfolipídica que constitui a membrana citoplasmática, tem umapermeabilidade muito baixa a iões e à maioria das moléculas polares, funcionando como uma barreira selectiva à entrada e saída destes, mas é facilmente atravessada pela água. No entanto, bruscas alterações ambientais interferem com a permeabilidade das membranas, uma vez que modificam a integridade dos seus constituintes.
A semi-permeabilidade é indispensável para a fisiologia da célula e para amanutenção das condições condiciona a entrada de certas substâncias, quer as necessárias, quer as que devem ser eliminadas, permitindo, ainda, a regulação da saída de água, estando a permeabilidade directamente ligada ao transporte através da membrana. Pela difusão, dá-se então fenómeno da osmose, em que as moléculas de soluto e solvente, num meio líquido, tendem a distribuir-se de forma homogénea atéatingir o equilíbrio entre os meios intra e extracelular – meio isotónico. O movimento das moléculas efectua-se, então, no sentido de igualar a concentração das soluções, ocorrendo passagem de água para a solução de mão concentração (a favor do gradiente). Se a membrana também for permeável aos solutos em questão, estes movimentar-se-ão para o local de menor concentração dos mesmos, até que seatinja o equilíbrio químico.
A capacidade de difusão das partículas prende-se com as suas dimensões e complexidade, sendo que as substâncias como a água, sais minerais, monossacarídeos e aminoácidos se difundem com relativa facilidade através da membrana, enquanto que macromoléculas, como as proteínas ou amido, necessitam de mecanismos de transporte mais especializados para atravessar asbiomembranas.
Estes fenómenos podem ser observados facilmente em células vivas, quando colocadas em meios não isotónicos. Na presença de uma solução rica num determinado soluto, que exista em baixa concentração no interior da célula – meio hipertónico – as moléculas de água sairão mais rapidamente do que se dá a entrada do soluto na célula. Se, por outro lado, as células forem colocadas numa solução combaixa quantidade de um determinado soluto, que exista em grande concentração no meio intracelular – meio hipotónico – as moléculas de água entrarão com maior rapidez, na célula, do que acontece a saída do soluto em questão.
Estes acontecimentos podem produzir alterações da forma da célula, em células animais (podendo, no caso do aumento de volume, levar ao seu rebentamento – lise celular) e docomportamento das estruturas internas das células, especialmente o vacuolar, nas células vegetais.

Isto acontece uma vez que estas últimas células apresentam parede celular, que por ser um revestimento externo dotado de grande resistência, não permite que a célula sofra alterações morfológicas externamente visíveis. Os vacúolos sofrem, então, um aumento de volume, após a entrada de água, porcontacto com meio hipotónico, originando a turgescência celular. Por outro lado, ao dar-se a saída de água, após ligação com meio hipertónico, os vacúolos vêem diminuído o seu volume, ficando fixos à parede celular por finas expansões – plasmodesmos – e provocando a plasmólise das células. Contudo, células plasmolisadas podem recuperar as suas condições normais, sem danos, desde que a desplasmólise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Permeabilidade em células vivas
  • Toda célula viva possui
  • A descoberta das celulas vivas
  • Permeabilidade de membrana plasmática das células sanguineas
  • A célula viva e sua composição física e química
  • Estrutura das principais substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem as células vivas
  • permeabilidade
  • Permeabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!