Permanecendo saudavel

Páginas: 13 (3182 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
Permanecendo Saudável
O livro vem sempre fazendo essa relação que antigamente a saúde publica era muito precária, doenças e infecções se espelhavam com muita rapidez por que não existia antibióticos para erradicar. Nos dias atuais essas doenças são raramente fatais nos países desenvolvidos onde, as doenças crônicas substituíram as doenças infecciosas como à principal causa de mortalidade nospaíses desenvolvidos. Doenças do coração, dos vasos sanguíneos explicam 50% de todas as mortes nos Estados Unidos e o câncer é a segunda principal causa de mortalidade nesse país. Essas doenças são influenciadas por fatores comportamentais e ambientais, como a falta de exercícios, hábito de fumar ou de comer de forma extravagante.
Ainda vem relatando no livro a importância dos comportamentos unidosao estilo de vida estão sendo estudados por outros motivos, sendo um deles que promover a saúde do que tratar as doenças, os custos são menores. Um exemplo excelente é o tabaco, pois custa tanto para fumantes individuais quanto para a sociedade como um todo. É difícil imaginar uma atividade ou comportamento que não influencia a saúde de alguma forma, direta ou indiretamente, imediatamente ou longoprazo, para melhorar ou piorar. O consumo de álcool exageradamente é um exemplo de comportamento relacionado com a saúde que tem um impacto direto negativo sobre a saúde física. A hostilidade é um exemplo de comportamento que influencia a saúde de forma indireta, que pode provocar o aumento de risco a doenças cardíacas porque estar ligada ao hábito de fumar, hábitos prejudiciais de comer e dormire um manejo do estresse deficiente. Outros comportamentos afetam a saúde imediatamente, por exemplo, um acidente automobilístico sem estar usando cinto de segurança e também existe exemplo que afeta ao longo prazo como ingerir alto teor de gordura. Também existi outros comportamentos que pode melhoras ou piorar a saúde como por exemplo,praticar exercícios e fazer dieta, mas levados ao extremopode ter conseqüências ruins.
Esses fatos estão relacionados aos comportamentos ou hábitos relacionados ao estilo de vida que podem ser chamados de pátogenos comportamentais e imunógenos comportamentais respectivamente pode prejudicar e proteger a saúde. Não menos importante são os menos óbvios.Um exemplo de pátogenos é a raiva, que contribui para doenças coronarianas sob dois aspectos: na maneiracomo as pessoas a expressa e por meio dos comportamentos prejudiciais á saúde que tendem a exibir e um exemplo de imunógenos comportamentais é hobbies prazerosos, meditação, riso e até mesmo um animal domestico.Essa atividades deixam a pessoa numa perpectiva de vida otimista.
Os comportamentos relacionados com a saúde interagem e freqüentemente são inter – relacionados. Por exemplo, uma pessoaque fuma, ingere álcool e quantidades excessivas de café o efeito combinado desses comportamentos patógenos sabre a saúde é mais forte do que se a pessoa realizasse apenas um desses comportamentos. Mas se praticar exercícios, comer alimentos saudáveis e beber bastante água, em geral estão ligados positivamente. Ás vezes, uma pessoa pode ter comportamentos patógenos e imunógenos, por exemplo,beber álcool e de praticar exercícios. Nesses casos, um pode minimizar o efeito do outro. Um imunógeno comportamental pode substituir um patógeno comportamental. Por exemplo, muitos ex- substituto saudável para a nicotina.
A expectativa de vida é definida como a idade em que 50% de um grupo de pessoas nascidas em determinado ano ainda estão vivas.O tempo de vida é a idade máxima atingida pelo últimomembro sobrevivente de um grupo de pessoas nascidas em determinado ano.
O que propicia essa expectativa de vida?
A hereditariedade e fatores relacionados ao estilo de vida que promovem uma vida longa.
A maneira como reagimos ao nosso ambiente biológico, psicológico e socialmente tem muito em comum com o quanto vivemos. Somados esses fatores determinam se nos aproximamos do tempo de vida ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E NÃO SAUDÁVEL
  • Alimentacao saudavel e vida saudavel
  • Alimentação saudável
  • alimentação saudavel
  • Alimentação saudavel
  • alimentação saudavel
  • alimentação saudável
  • o gostoso e o saudável

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!