Periscopip

373 palavras 2 páginas
Periscópio
(modelo didático)
Introdução
Como já sabemos, e nos utilizamos disso em algumas montagens nessa Sala 09, a associação de espelhos planos nos permite construir vários aparelhos. Um deles, didaticamente bastante interessante, é o periscópio. Sua aplicação vai desde 'olhar por cima do muro' até observar um desfile nos dias festivos, com toda uma multidão pela frente a atrapalhar sua visão direta.

O periscópio utilizado nos submarinos não usa de simples espelhos planos e sim de prismas ópticos construídos com toda as técnicas de engenharia; o nosso é um modelo didático que tem como princípio básico a reflexão da luz. Dada a simplicidade da construção e das leis ópticas envolvidas é bastante recomendado para as 'demonstrações' em Feiras de Ciências.
Os espelhos planos fornecem, a partir da luz proveniente de um objeto real, uma imagem virtual, do mesmo tamanho do objeto e simétrica ao objeto, em relação ao espelho (d = d'). A figura abaixo (esquerda) ilustra essas propriedades entre objeto e imagem conjugada por um espelho plano.

A ilustração acima (direita) indica dois espelhos planos associados de modo que suas faces refletoras são paralelas. O raio de luz (vermelho) reflete-se no primeiro espelho, reflete-se no segundo e sai na mesma direção do raio incidente original. Esse é o princípio de funcionamento do periscópio.
Material
Cartolina preta ou papelão recoberto com papel preto; dois espelhos planos comuns de 9 cm por 14 cm; régua, tesoura, cola etc.
Montagem
1- Obter a cartolina preta (ou papelão) e cortá-la nas medidas 43 cm por 66 cm;
2- Traçar as linhas de referência e cortar a cartolina nas regiões indicadas em amarelo;

3- Vincar a cartolina segundo as linhas marcadas em vermelho;
4- Fechar a dobradura e observar se houve alguma falha nos cortes ou nos vincos e apreciar como deverá ficar a montagem final;
5- Colocar os espelhos no interior da montagem, ajustando-o para a inclinação correta; verificar o funcionamento mesmo

Relacionados