Periodos literaios

11636 palavras 47 páginas
A história da Literatura

Como todas as outras artes, a literatura reflete as relações do homem com o mundo e com os seus semelhantes. Na medida em que essas relações se transformam historicamente, a literatura também se transforma, pois que sensível às peculiaridades de cada época, aos modos de encarar a vida, de problematizar a existência, de questionar a realidade, de organizar a convivência social etc. Por isso, as obras de um determinado período histórico, ainda que se diferenciem umas das outras, possuem certas características comuns que as identificam. Essas características dizem respeitosamente à mentalidade predominante na época quanto às formas, às convenções e às técnicas expressivas utilizadas pelos autores. Chamamos de escolas literárias os grandes conjuntos em que costumamos dividir a história da literatura. Essa divisão tem uma função, sobretudo didática, ajudando-nos a compreender as transformações da arte literária ao longo do tempo.

A história da literatura portuguesa divide-se em três grandes períodos:

▪ Era Medieval: do final do século XII ao século XV; ▪ Era Clássica: do século XVI ao século XVIII; ▪ Era Romântica: do século XIX até hoje.

Já a literatura brasileira possui apenas os dois últimos, mais especificamente denominados:

▪ Era Colonial e ▪ Era Nacional.

Gênero Literário

Gênero é o modo como se veicula a mensagem literária. Há grandes diferenças de conteúde e de forma entre os textos. Uma novela de televisão, por exemplo, tem características bem diferentes de um conto, e um romance não se assemelha a uma peça de teatro. Quanto à forma, a obra literária pode se expressar em poesia ou prosa. Já o conteúdo pode ser classificado em três gêneros:
a) épico b) lírico c) dramático

Gênero épico

Neste gênero o autor descreve, na epopéia, fato histórico heróicos realizado pelos seres humanos. É sempre um tema grandioso que retrata a vida de um povo. Narrativa:

Relacionados

  • Parnasianismo
    564 palavras | 3 páginas
  • vida
    684 palavras | 3 páginas
  • estudo do pentateuco
    26959 palavras | 108 páginas