periodo regidencial

1151 palavras 5 páginas
Politica

Após a abdição do trono por Dom Pedro I para ir a Portugal exercer como rei da coroa portuguesa, seu filho Pedro de Alcântara fica no Brasil com apenas 5 anos de idade como príncipe regente , de acordo com a constituição de 1824 só é possível assumir o império quando completa a maioridade , a assembleia que definia quem assumira o poder até os 18 anos de Dom Pedro II .
Em 1831 de abril a junho , o Brasil foi governado por uma trina provisória da qual fazia parte Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, José Joaquim Carneiro de Campos e Francisco de Lima e Silva, apesar do pouco tempo no poder um dos principais atos da trina provisória no poder foi a promulgação do poder regencial . que suspendia o poder moderador temporariamente.
Outra trina que assumiu o poder no Brasil foi a trina permanente faziam parte dela Francisco de Lima e Silva, José da Costa Carvalho e Bráulio Muniz. Essa trina ficou no poder de 1831 a 1835 na sua gestão foi criado a guarda nacional pelo ministro da justiça padre Diogo Antonio Feijó , era uma milícia armada que foi uma das principais armas para conter os movimentos populares e a repressão da aristocracia rural, Foi aprovado nesse período o Código do processo criminal que dava aos municípios uma grande autonomia judiciária, isso foi muito utilizado para garantir a imunidade dos grandes proprietários de terras .
A trina permanente criou algumas emendas na constituição de 1824 tais elas : o fim do conselho de estado que assessorava o imperador no poder moderador; Criação do Rio de janeiro como um município neutro e sede da administração geral ; substituição do conselho provinciais por assembleias legislativas provinciais . estabeleceu a regência una , ao invés da regente . a qual era eleito pelas assembleias do todo Brasil , o mandato da regenia una era de apenas 4 anos.
Esse feito foi um grande avanço nos pensamentos liberais de democracia, no ano de 1835 padre Feijó foi eleito como regente uno.
Feijó foi eleito com 2.826

Relacionados