periodo regencial

Páginas: 16 (3990 palavras) Publicado: 4 de maio de 2014
 PERÍODO REGENCIAL


1. A Regência Trina Provisória

Com a abdicação do imperador em 7 de abril de 1831, criou-se uma situação provisória. Enquanto o herdeiro do trono, D. Pedro de Alcântara, não atingisse a maioridade, o país seria governado por regentes. Portanto, de 1831 a 1840, o Brasil viveu o chamado Período Regencial, ou as Regências, como alguns historiadores preferem.
Apesarde sua pequena duração cronológica, 9 anos, esse período foi de intensa agitação. Lutas políticas e violência social foram as grandes marcas desse momento histórico. Luta política, pelas constantes disputas entre as diversas facções da elite sobre as questões da centralização ou descentralização do Estado brasileiro, ou ainda, pelo controle do núcleo do poder. Violência social, pelo número derevoltas acontecidas nesse período, envolvendo essa própria elite e o povo, desejoso de maior participação na vida política do país.

No mesmo dia da abdicação de D. Pedro, a Câmara se reuniu para escolher aqueles que governariam o país. Como a maioria dos deputados ainda estava em suas províncias, a Câmara resolveu escolher uma Regência Provisória (Regência Trina Provisória), composta de trêsmembros: o senador Nicolau de Campos Vergueiro, o militar Francisco de Lima e Silva, e um representante da família real, o Marquês de Caravelas, José Joaquim Carneiro de Campos.
A partir do dia 7, o cenário político brasileiro sofreu uma reorganização, com o aparecimento de três "partidos" ou grupos políticos:
a) Liberais Moderados: formado pela elite agrária, esse grupo desejava manter seu podersocial e reforçar o seu poder político impedindo o ressurgimento de um poder autoritário, como o de D. Pedro I. Agrupados na Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional, e propagando suas idéias através do jornal, "Aurora Fluminense", eram chamados por seus opositores de "chimangos", uma ave de rapina comum no sul do país, ou seja, uma ave que caça os mais fracos.
b)Restauradores: grupo formado pelos portugueses integrantes da burocracia, militares e comerciantes. Não aceitando a renúncia do imperador, desejavam o retorno de D. Pedro I ao trono, com a esperança de readquirirem seus privilégios. Reunindo-se na Sociedade Conservadora, eram chamados de "caramurus", em referência ao apelido dado pelos tupinambás ao português Diogo Álvares, náufrago que teria atingido ascostas baianas em 1510. Esse grupo divulgava suas idéias através do jornal "O Caramuru".
c) Liberais Exaltados: formados também pela elite, mas com alguns membros representantes das classes médias. Esse grupo defendia reformas políticas mais profundas, tais como, a abolição definitiva do Poder Moderador, a extensão do direito do voto, o fim do Conselho de Estado e da vitaliciedade do Senado e ummaior poder para as províncias. Pelo fato de utilizarem da população mais pobre para conseguir apoio, foram denominados de "farroupilhas", ou seja, aqueles que andam maltrapilhos. Esse grupo divulgava suas idéias através dos jornais, "A República", "A Malagueta" e "O Sentinela da Liberdade" e se reunia na Sociedade Federalista. Foram esse três grupos que durante os anos iniciais do PeríodoRegencial lutaram pelo poder político.
Com a escolha da Regência Trina Provisória foram tomadas algumas atitudes: suspensão do Poder Moderador, já que o mesmo só podia ser exercido pelo imperador, e este tinha apenas 5 anos. Como conseqüência imediata dessa atitude, a Câmara ficou impossibilitada de ser dissolvida. A população percebeu rapidamente que os regentes não tomariam nenhuma medida democrática,e partiram por conta própria à ação: agitações na rua, ataques aos portugueses identificados com D. Pedro, depredações e comícios foram constantes.

2. A Regência Trina Permanente

A situação de agitação começou a se transformar com a eleição da Regência Trina Permanente. Eleita no dia 17 de junho, a nova regência foi totalmente escolhida entre os membros dos Liberais Moderados: João...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PERÍODO REGÊNCIAL
  • Período Regencial
  • O período regencial
  • O Período Regencial
  • Periodo regencial
  • Periodo regencial
  • periodo regencial
  • periodo regencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!