Periodo pré-socrático Filosofia na Grécia antiga

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
 A história filosófica teve início a mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que esta ciência nasceu e ganhou suas primeiras dimensões.
Apesar de conviverem em cidades-nações diferentes e adversárias entre si, os gregos conseguiram dar origem a uma comunidade única em relação à língua, religião e cultura que impulsionou o grande salto da ciência na Idade Antiga.
Aextraordinária capacidade intelectual grega foi a causadora do extraordinário progresso das diversas áreas do conhecimento, as artes, a literatura, a música e a própria filosofia.
A Filosofia se esforça por conhecer de forma clara e racional a natureza, o ser humano e o universo que nos rodeia e a metamorfose que nelas acontecem. A filosofia grega pode ser dividida em três etapas: período pré-socrático,socrático e helenístico.
Pré-socráticos:
Os Pré-Socráticos foram  os primeiros Filósofos gregos que viveram entre os séculos VII a V a.C. Habitaram a cidade de Atenas antes dos sofistas e nomeadamente antes de Sócrates, Aquilo que une os filósofos pré-socráticos é a preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis). Queriam entender a origem, aquilo que originou todas ascoisas, o princípio delas.  Há semelhança de Sócrates conhecem-se apenas notícias e fragmentos das suas obras, que só chegaram até nós porque foram citados ou copiados em obras de Filósofos posteriores. Os primeiros filósofos gregos dedicaram-se ao problema de determinar qual era o princípio material de que era constituída a natureza ordem. Foram chamados de naturalistas, pois procuravam responder aquestões do tipo: O que é a natureza ou qual o fundamento das coisas?
  Foram considerados como pessoas desprendidas das preocupações materiais do dia a dia e que se dedicavam apaixonadamente à contemplação da natureza. Tinham então como principal objetivo viverem para contemplarem a natureza. Foram simultaneamente poetas e profetas, quer se trate de Anaximandro, de Parménides, de Heráclito oude Empédocles. Para estes Filósofos a aparência era manifestação do ser, que o aparecer era o desabrochar em plena luz do ser que se mostrava, e era por isso que ser e aparecer estavam tão intimamente ligados, pois o aparecer nunca tinha cortado a sua ligação com o ser. Estes filósofos tinham como preocupação fundamental a natureza, buscavam a essência e o princípio das coisas. Os principaisfilósofos de suas linhas gerais de pensamentos são:
Tales de Mileto (624-548 a.C): 
O primeiro Filósofo grego conhecido foi Tales de Mileto. Preocupavam-se em encontrar a unidade por detrás da multiplicidade dos objetos do universo, e o princípio de explicação da natureza a partir da própria natureza.
Tales tem uma vasta colaboração para o pensamento filosófico ocidental: era matemático e entre suasvárias viagens, uma delas ao Egito, elaborou uma teoria de como se davam as cheias do rio Nilo. Também observou as pirâmides, através de um cálculo elaborado a partir da proporção entre cumprimento da sombra projetada pela pirâmide e sua altura, o que ainda hoje é um importante método geométrico para se medir áreas, o teorema de Tales. Mas como monista/naturalista, Tales também cria que todas ascoisas derivariam de um único elemento. Para ele, a origem, o 'arché' das coisas, estava na água.
“Conhece-te a ti mesmo”. Tales de Mileto
Anaxímenes de Mileto (588-524 a.C): 
Terceiro e ultimo representante dos Filósofos de Mileto. Foi amigo e seguidor de Anaximandro e conhecia bem as teorias deste filósofo bem como as teorias de Tales. Era monista, e acreditava que todas as coisas derivavamdo vapor ou o próprio ar em si. Contestando a teoria da água de Tales, Anaxímenes buscou a origem da água e chegou ao vapor e, através dessa linha de raciocínio identificou no ar a origem do universo. O arché, para Anaxímenes, era o “pneuma” (o ar). O ar é infinito e se identifica também com a alma. Ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filósofos da Grécia antiga "pré-socraticos"
  • filosofia antiga e filosofia PRÉ-SOCRÁTICO
  • FILOSOFIA ANTIGA: PENSAMENTO PRÉ-SOCRÁTICO
  • Período Pré-Socrático e Período Socrático
  • A História da Filosofia do período pré-socrático ao helenístico
  • Período pré-socrático
  • Período Pré Socráticos
  • Período pré-socrático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!