Periodo colonial no brasil

Páginas: 9 (2122 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
Empresa, Empresário e Estabelecimento Empresarial.

Conceito de Empresa

Reconhecida a importância de se construir um conceito preciso de empresa, é de se constatar que nosso ordenamento jurídico, com a edição do Código Civil, passa a contar com o conceito legal do que seja empresário: Aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação debens ou de serviços”. Do referido conceito, por via transversa, chega-se ao entendimento do que vem a ser empresa.

Empresa “é a organização técnico-econômica que se propõe a produzir, mediante a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com a esperança de realizar lucros, correndo os riscos por conta do empresário, istoé, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade”.

Cada vez mais se sedimenta o entendimento de que a empresa nada mais é senão a atividade desenvolvida pelo empresário, sujeito de direito. É a materialização da iniciativa criadora do empresário, da projeção patrimonial de seu trabalho de organização dos distintos fatores produtivos. Repita-se, empresa é aatividade desenvolvida pelo empresário. Tomemos como exemplo uma indústria de automóveis. O empresário, nesse caso, será a sociedade que tenha por objeto social a fabricação de automóveis e a empresa desenvolvida por este empresário (atividade) é a construção de automóveis.

Distinção entre Empresa e sociedade

A empresa – atividade exercida pelo empresário – não pressupõe a existência de umasociedade, na medida em que esta atividade pode ser exercida por uma única pessoa física e não por um conjunto de pessoas reunidas em sociedade. Enquanto a sociedade é o sujeito de direito, a empresa é o objeto de direito, ou seja, a empresa, ao contrário da sociedade, não tem personalidade jurídica, não é pessoa jurídica.

O empresário pode apresentar-se por meio de uma sociedade, se exercidapor uma pessoa jurídica (reunião de diversas outras pessoas), ou então pode surgir mediante o exercício empresarial desempenhado por uma única pessoa natural – o empresário individual. No entanto, hoje a atividade empresarial é exercida com mais frequência por sociedades empresariais, o que acaba trazendo frequente confusão entre o empresário pessoa jurídica e seus sócios. Dessa forma, não é corretodenominar-se empresa a sociedade, e seus sócios empresários, como costuma acontecer quotidianamente. A empresa é a atividade explorada pela sociedade, e o empresário é a própria sociedade e não as pessoas que a constituem, daí a denominação Sociedade empresária.

Espécie de Empresários

As empresas podem ser classificadas, quanto à atividade desenvolvida, em comerciais, industriais,prestadoras de serviços e agropecuárias. Podemos também dividi-las, levando em conta a qualidade de seus sócios, em públicas, privadas e de economia mista.

A empresa comercial é aquela que tem como atividade econômica a prática de atos de interposição de troca, ou seja, o empresário comercial deverá se organizar para aquisição de mercadorias para sua posterior venda com a realização de lucro, lucroeste advindo da diferença a maior parte entre o preço de compra e o de venda. Como exemplo temos os empresários atacadistas, que adquirem bens da indústria e os repassam para o comércio. O empresário industrial, além de praticar atos de interposição de troca, comprando e vendendo bens, o faz agregando a estes bens determinada qualidade, e isso se dá mediante a transformação da matéria-primaadquirida em produto final – é o caso de uma indústria de fabricação de móveis. Essa indústria adquire madeira, ferragens e produtos químicos, transformando-os em camas, mesas, cadeiras etc. O empresário prestador de serviços, por sua vez, exerce atividade da qual não resulta um determinado produto tangível, como ocorre com a indústria. Trata-se da aplicação da mão-de-obra para a realização de alguma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O período colonial a brasil contemporâneo
  • Brasil Período Colonial
  • Periodo pré-colonial do brasil
  • Periodo pre colonial no brasil
  • Educação no brasil
  • PERIODO COLONIAL E IMPERIAL NO BRASIL
  • A economia do Brasil no período colonial
  • O brasil no periodo colonial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!