Periodiza O E A Pol Mica Da Forma O Do Portugu S Brasileiro

598 palavras 3 páginas
Periodização e a Polêmica da formação do Português Brasileiro
O Português Brasileiro e o Português Contemporâneos: alguns aspectos da diferença

A Periodização e a Polêmica da formação do Português Brasileiro caracteriza a realidade Linguística Brasileira e foram feitos vários estudos, e os mesmos foram divididos em dois eixos: a História interna e a História Externa. Nesses eixos cada autor tinha um pensamento que iremos ver adiante.
Então o que é Periodização Linguística? É um processo que consiste em dividir, retrospectivamente, em períodos, a constituição de uma Língua.
Para Serafim da Silva Neto, um incentivador dos estudos dialectológico no Brasil, o estudo da Língua Portuguesa é definido em três fases.
Na primeira fase que vai de 1532 a 1654, foi o início da colonização e vai até a expulsão dos holandeses do Brasil. Tendo como principal fator Linguístico a língua geral diante do multilinguísmo generalizado.
Na segunda fase que inicia no ano de 1654 até 1808, que a vinda da família real em terras Brasileiras . Temos o período de crescente influência portuguesa em ralação ao continente negro.
Na terceira fase, é o período posterior a 1808, onde iniciou a urbanização e a escolarização.
Segue abaixo o gráfico correspondente a periodização definida por Serafim da Silva Neto:

Para Paul Teyssier ele interessou-se muito pelas diferenças entre o Português de Portugal e o Português do Brasil. Ele faz comparação em termos geográficos entre o Brasil e Portugal.
Teyssier apresenta fases breves e reduz grandemente a participação do componente africano e de seus descendentes como mostra a seguir:
Na primeira fase: em 1532 até 1808dar-se ao início da colonização até a chegada da família real ao Brasil. Nesta fase veio a “línguas travadas”, ou seja, línguas indígenas particulares.
Na segunda fase: em 1808 até 1822 o Brasil torna-se a corte oficial Portugusa. Esta fase caracteriza-se como fase de relusitanização do Rio de Janeiro.
Na terceira fase: em 1822 foi o

Relacionados