Periderme

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
Periderme.


Na maioria dos caules lenhosos, assim na maioria das raízes lenhosas, a formação do súber usualmente ocorre em seguida ao início da formação do xilema e floema secundários, e ostecidos do súber substituem a epiderme como uma camada protetora nestas partes da planta. Súber, ou felema, é formado para fora pelo câmbio da casca, ou felogênio, que pode formar também a feloderma paradentro. Juntos, estes três tecidos – súber, câmbio da casca e feloderma – formam a periderme.
No caule da maioria das dicotiledôneas e gimnospermas a primeira periderme geralmente aparece durante oprimeiro ano de crescimento, originando-se geralmente a partir de uma fileira de células corticais, que se situam logo abaixo da epiderme, embora, em muitas espécies, origine-se na epiderme.Sucessivas divisões do câmbio da casca resultam na formação de fileiras radiais de células compactadamente arranjadas, muitas das quais correspondendo às células do súber. Durante a diferenciação dascélulas do súber, a superfície da parede interna é recoberta por lamelas de suberina, que consistem em camadas alternadas de suberina e cera, tornando o tecido altamente impermeável á água e gases. Asparedes das células do súber podem também tornar-se lignificadas. Na maturidade, as células do súber estão mortas.
As células da feloderma são vivas na maturidade, não apresentando lamelas desuberina, assemelhando-se ás células do parênquima cortical. As células da feloderma podem ser distinguidas, das células corticais, pela sua posição mais interna nas fileiras radiais das célulasperidérmicas. Como a primeira periderme do caule origina-se, usualmente, na fileira mais externa das células corticais, o córtex do caule não é eliminado durante o primeiro ano, como o é nas raízes lenhosas,embora a epiderme seque e seja eliminada.
Ao final do primeiro ano de crescimento, os seguintes tecidos estão presentes no caule: restos da epiderme, periderme, córtex, floema primário (fibras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Periderme
  • Trabalho de Anatomia Vegetal PERIDERME

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!