Pericia contábil

Páginas: 11 (2556 palavras) Publicado: 2 de abril de 2012
PERICIA CONTÁBIL

TERMINOLOGIA

FORMA CIRCUNSTANCIADA – a relação pormenorizada, minuciosa, efetuada com cautela e detalhamento em relação aos procedimentos e aos resultados do laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil.

SINTESE DO OBJETO DA PERÍCIA – O relato sucinto de forma que resulte numa leitura compreensiva dos fatos relatados ou na transcrição resumida dos fatos da lidesobre as questões básicas que resultaram na nomeação ou na contratação do perito.

DILIGÊNCIA - todos os procedimentos e atos adotados pelo perito na busca de documentos, coisas, informações ou quaisquer outros elementos de prova.

CRITÉRIOS DA PERÍCIA – procedimentos que servem de forma para julgar ou decidir o caminho que deve seguir o perito na elaboração do trabalho pericial. É afaculdade que tem de distinguir como proceder em torno dos fatos alegados.

METODOLOGIA : conjunto dos meios dispostos convenientemente para alcançar o resultado da perícia por meio do conhecimento técnico-cientifico, de maneira que possa ao final inseri-lo no corpo técnico do laudo pericial contábil e do parecer pericial contábil.

RESULTADOS FUNDAMENTADOS – representam as conseqüências do trabalhotécnico-cientifico do perito, por meio de explicação da forma pela qual o perito chegou às conclusões da perícia.

CONCLUSÃO – é a quantificação , quando possível, do valor da demanda, podendo reportar-se a demonstrativos apresentados no corpo do laudo pericial contábil e do parecer pericial contábil ou em documentos. É na conclusão que o perito colocará outras informações que não foram objeto dequesitação, porém, as encontrou na busca dês elementos de prova inerentes ao objeto da perícia e que, de alguma forma, servirão de apoio para opinião ou julgamento.

aNEXOS – são documentos elaborados pelas partes ou terceiros com o intuito de complementar a argumentação ou elementos de provas, arrecadados ou requisitados, pelo perito durante as diligências.

APÊNDICES – são documentoselaborados pelo perito com o intuito de complementar a argumentação ou elementos de prova.






ESCLARECIMENTOS DO LAUDO E DO PARECER PERICIAL CONTÁBIL EM AUDIÊNCIA.

Esclarecimentos são respostas oferecidas pelo perito aos pedidos de esclarecimentos do laudo pericial contábil e parecer pericial contábil, determinados pelas autoridades competentes, quando estas por algum motivo entenderem anecessidade da presença do perito na audiência, para descrever e explicar de maneira ordenada e pormenorizada o conteúdo do laudo pericial.

Os quesitos de esclarecimentos efetuados podem ser respondidos de duas maneiras:

a) de forma escrita – os quesitos de esclarecimentos, podem ser respondidos por escrito e , neste caso, deverá ser entregue o original, na audiência, para a juntada aosautos.
b) De forma oral – os quesitos de esclarecimentos , podem ser respondidos de forma oral, cuidando para sanar as obscuridades, omissões, contradições ou interpretações distintas daquelas constantes no laudo pericial contábil.

QUESITOS

Quesitos são perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidas pelo perito.

Os quesitos devem ser formulados em seqüência lógica,pertinentes à matéria objeto da prova pericial, conduzindo à elucidação da questão.

Os quesitos são elaborados pelo JUIZO E PELAS PARTES, respondidos através do laudo pericial, pelo perito.

Em situação especial poderá a perícia consistir apenas na inquirição do perito e assistente em audiência sobre os elementos informalmente examinado ou avaliados.

QUESITOS DO JUIZO

O juízo, se desejar,poderá apresentar quesitos necessários a elucidação do objeto da perícia de conformidade com que estabelece o art. 426 do Código de Processo Civil.

O juiz poderá indeferir quesitos que considerem impertinentes ao objeto da perícia.

Uma característica dos quesitos formulados pelo juiz é que, não são objetos de impugnação pelas partes, tendo em vista que compete ao juiz o indeferimento dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pericia Contábil
  • Perícia contábil
  • PERICIA CONTÁBIL
  • PERICIA CONTABIL
  • Pericia contabil
  • PERICIA CONTABIL
  • Pericia contábil
  • Pericia contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!