perguntas

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
A civilização marca o surgimento das diferenças de classes sociais entre os humanos e do espírito de competição. Você acha que o homem poderia ter- se desenvolvido sem essas características? Em outras palavras, a humanidade poderia chegar ao atual estágio de desenvolvimento sem a existência da competição e das classes sociais? 
Faça uma comparação do que representou em importância parahumanidade, o controle do fogo no Paleolítico, com quaisquer dos avanços tecnológicos atuais.
    Com os recursos do meio, o homem foi criando novos elementos que não existiam e, consequentemente, passou a transformar a natureza. Seu ambiente foi se tornando cada vez mais cultural.
As atividades do homem nunca foram somente materiais, mas também mentais e espirituais. De acordo com o filme, o homem doPaleolítico já apresenta manifestações dessa natureza. Exemplifique identificando cenas do filme.   
   Como você considera o progresso para a humanidade? É possível conciliar satisfação material com harmonia espiritual e solidariedade humana? 
     Considerando que a cultura é um processo de autoliberação progressiva do ser humano, o que o caracteriza como um ser em mutação, um ser de projeto, que sefaz à medida que transcede, que ultrapassa a própria experiência, comente os elementos culturais possíveis de serem identificados no filme, comparando os estágios de evolução dos diversos clãs, e destaque as diferenças individuais perceptíveis entre os elementos de um mesmo clã.
      Pelo trabalho o homem se autoproduz. Tendo como base esta afirmação e o processo de trabalho mostrado pelo filme,reflita sobre como eram divididas as tarefas e os materiais coletados, sobre a vida em comunidade e sobre a produção de excedente, tecendo considerações sobre o modo de produção primitivo. 

Respostas:
1-    As diferentes personalidades dos indivíduos contribuíram para o desenvolvimento das civilizações cujas ações influenciaram as decisões e as atitudes do Homem. A cena que justifica osargumentos acima é do momento em que o primata protagonista do filme é escolhido pelo ancião da tribo que o mesmo viaje em busca do fogo, para a manutenção do grupo.
2-    O fogo no Período Paleolítico era essencial para a vida humana e tornava extremamente necessário a corrida do Homem pela sua conquista. Hoje, podemos afirmar que a corrida do individuo para incluir-se no mundo digital, também é sinônimode grande conquista.
3-    A cena em que o primata protagonista se encontra com objetos de cerâmica, se encontra com a aldeia da mulher, formada, porém em desenvolvimento.4-    A SOLIDARIEDADE: quando um dos três primatas que saíram em busca do fogo se machucou após o ataque do urso e ficou ferido e um deles o carregou nos ombros. O AMOR: o afeto que a mulher recebe quando estava grávida. ASOLIDÃO: quando o primata protagonista se irrita com a mulher que o deixa em direção a sua tribo de origem e sente saudades. O ARREPENDIMENTO E A RESIGNAÇÃO: o protagonista se arrepende de ter ficado indignado e mandado a mulher seguir em frente quando ela escolhe voltar para a sua tribo e segue o caminho que ela percorreu em busca dela.  A DOMESTICAÇÃO, CONFIANÇA E A ESPIRITUALIDADE: o momento em quediante do perigo do ataque de um mamute, o primata, influenciado pela mulher, inicia a tentativa da domesticação, obtém sucesso e em seguida, o animal sai em disparada ao ataque dos primatas canibais que perseguiam os primatas que o acabará de conquistar.
5-    Podemos perceber que a cada conquista do ser humano se instala um sentimento de satisfação e vitória que nos indica que estamos no caminhocerto de nossos objetivos, muitas vezes até achamos que foi tudo ação do transcendental. As cenas em que os primatas comemoram a reconquista do fogo, após a “guerra” com outras tribos, as cenas em que, durante a noite, eles celebram essa conquista dançando ao redor do fogo; a cena cujo primata recebe o fogo na chegada dos três e o mesmo, ao receber o fogo, atravessa o lago com todo o cuidado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Perguntas
  • Perguntas
  • perguntas
  • Perguntas
  • perguntas
  • Perguntas
  • Perguntas
  • Pergunta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!