Perguntas e respostas sobre história do cristianismo

Páginas: 22 (5340 palavras) Publicado: 16 de abril de 2012
1- O autor afirma discordar de duas interpretações dadas a história. Quais são elas e segundo o autor, como elas interferem no plano de Deus de resgatar o ser humano?

O autor discorda de duas interpretações dadas à história, e recomenda que devemos também rejeitar: A primeira de uma visão “cíclica” e a segunda é o “existencialismo ateísta”.
Ele entende que na primeira, a visão“cíclica” encontrada entre os antigos gregos. Estes antigos gregos, tinham uma visão da história em que as coisas acontecem em ciclos infinitamente repetidos, de modo que aquilo que está acontecendo hoje vai se repetir algum dia. Baseado neste tipo de visão fica obviamente impossível encontrar qualquer sentido verdadeiro para a história. Com isso a visão dos gregos torna-se incompatível com a visãocristã, que vê e crê que a história é, e ou será, um cumprimento dos propósitos de Deus, e que toda movimentação é dada em direção a um alvo. “Para os escritores da Bíblia, história não é uma série de ciclos repetitivos sem sentido, mas um veículo através do qual Deus realiza seus propósitos para o homem e o universo. A idéia de que a história está se movendo para alvos estabelecidos por Deus, e que ofuturo é para ser visto como o cumprimento de promessas feitas no passado, é a contribuição singular dos profetas de Israel.”
Uma Segunda interpretação da história, que deve ser rejeitada, é a do existencialismo ateísta. “Para o existencialismo desse tipo, a história é sem sentido. Nenhum padrão significativo, nem um movimento para um fim podem ser vistos na historia; acreditam em umasucessão de eventos desprovida de sentido. Sendo este caso, cada um é deixado com o que pareceria ser um total individualismo: cada pessoa deve tentar encontrar o seu caminho da existência não autêntica para a existência autêntica, através da tomada de decisões significativas. Mas, a história como um todo, fica desprovida de sentido. A visão existencialista da história é, portanto, incompatível com avisão cristã. Sem negar a importância da decisão individual, o cristianismo afirma haver sentido na história. Deus está desenvolvendo seu plano na história. Indivíduos podem rebelar-se contra Deus e tentar frustrar seu plano. Outros tentarão realizar sua vontade e viver para o progresso do seu reino. Em ambos os casos Deus permanece no controle. A Bíblia, portanto, nos ensina a ver a históriahumana como completamente dominada por Jesus Cristo. A história é a esfera da redenção de Deus, na qual ele triunfa sobre o pecado do homem através de Cristo, e uma vez mais reconcilia o mundo consigo mesmo. Através de Cristo Deus ganhou de uma vez por todas a vitória sobre a morte, Satanás, e todos os poderes hostis. A centralidade de Cristo na história está representada simbolicamente no quintocapítulo do livro de Apocalipse. Somente o Cordeiro é digno de tomar o rolo e de romper seus sete selos - a ruptura dos selos significando não apenas a interpretação da história, mas a execução dos eventos da história.”


2- O autor chama a atenção para algumas características de uma interpretação cristã da história. Quais são elas e como ele justifica cada uma delas?

1) A história é umdesenvolvimento dos propósitos de Deus.
Deus revela seus propósitos na história. Isto é verdadeiro primeiramente no que é geralmente denominado “história sacra” ou “história santa”. Com “história sacra” queremos dizer história da redenção - redenção que Deus faz de seu povo através de Jesus Cristo. Esta redenção tem suas raízes nas promessas, tipos e cerimônias do Antigo Testamento; chega a seucumprimento na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo; e alcançará sua consumação nos novos céus e nova terra, que ainda são futuros. A redenção tem uma dimensão histórica. Ela envolve a história da raça humana, a história de uma nação (Israel), a história de uma pessoa (Jesus de Nazaré) e a história de um movimento (o início e primeiros anos da igreja). Estas histórias são reveladoras de Deus:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Respostas Das Perguntas O Cristianismo
  • Perguntas e respostas sobre a historia da administraçao e suas teorias
  • perguntas e respostas sobre a internet
  • Perguntas e respostas sobre libras
  • pergunta e respostas sobre o HPV
  • perguntas e respostas sobre repteis
  • Perguntas e Respostas sobre Chikungunya
  • Perguntas e Respostas sobre as DCE'S

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!