Perguntas e respostas referentes aos capítulos 1 e 2 do livro “Fundamentos de Economia”

Páginas: 2 (333 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
Resposta: Sendo as necessidades do homem ilimitadas e osfatores de produção para satisfazê-las limitados, tem-se, então, um problema de escassez destes recursos produtivos. Daí, surgem os problemas econômicos fundamentais, na busca de soluções parasatisfazer ao máximo as necessidades humanas, utilizando-se todos os limitados recursos de produção disponíveis.
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
Resposta: Acurva de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção de uma empresa, sociedade ou país, a partir do pleno emprego de todos os fatores de produção disponíveis no dadomomento.

3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.
Resposta: O formato côncavo da curva de possibilidades de produção deve-se à relação inversa queexiste entre as variáveis expressas no gráfico. Ou seja, enquanto uma variável aumenta, a outra obrigatoriamente diminui.
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real emonetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como funciona esse sistema.
Resposta: O fluxo circular da renda é composto pelo funcionamento paralelo de dois outros fluxos: o real eo monetário.
O fluxo real funciona da seguinte maneira: as famílias, proprietárias dos fatores de produção (mão de obra, capital e terra, basicamente), os fornecem às unidades de produção (empresas),por meio do mercado de fatores de produção. As empresas, então, utilizam esses fatores de produção para produzirem bens e serviços e os fornecem às famílias através do mercado de bens e serviços.
Ofluxo monetário da economia funciona da seguinte maneira: por meio da moeda, as famílias recebem remuneração por seus fatores de produção fornecidos. Enquanto isso, as empresas recebem pagamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!