Perguntas e respontas para entender melhor os pcns

1940 palavras 8 páginas
Volume 1 - Introdução 1- A partir de que ano os órgãos governamentais reconhecem o atendimento de crianças de zero a seis anos?
R.A partir da Constituição Federal de 1988. A partir de então, a educação infantil em creches e pré- escolas passaram a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever do Estado e um direito da criança (artigo 208, inciso IV). O Estatuto da Criança e do Adolescente, de 1990, destaca também o direito da criança a este atendimento.

2- Como é a organização de situações de aprendizes orientados ou que dependem de uma intervenção direta do professor?
R. Esta organização permite que as crianças trabalhem com diversos conhecimentos. Estas aprendizagens devem estar baseadas não apenas nas propostas dos professores, mas essencialmente, na escuta das crianças e na compreensão do papel que desempenham a experimentação e o erro na construção do conhecimento. A intervenção do professor é necessária para que, as crianças possam em situações de interação social ou sozinhas, ampliar suas capacidades de apropriação dos conceitos, dos códigos sociais e das diferentes linguagens, por meio da expressão e comunicação de sentimentos e ideias, da experimentação, da reflexão, da elaboração de perguntas e respostas, da construção de objetos e brinquedos etc.

3- As crianças desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea ou homogênea?
R. De maneira heterogenia, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social. Para que se possam atingir os objetivos são necessários selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento destas capacidades.

4- Como é planejada a sequência de atividades?
R. É

Relacionados