Perguntas B sicas Segurn a do Trabalho

3869 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Nome: Jéssica dos Santos Nunis - RA: 6662417845
Engenharia de Produção Mecânica 5ºA
Engenharia do Trabalho
Prof.º João Donizete

TAUBATÉ
2015
Que é acidente de trabalho?

acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Também é considerado acidente de trabalho, aquele que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho aquele que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa aquele que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do TRABALHO PARA CASA. doenças profissionais (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho. Ex. problemas de coluna) doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho. Ex. dermatoses causadas por cal e cimento)

A quem recorro em caso de ter dúvidas sobre como proceder em caso de acidentes de trabalho ou problemas relacionados?
Voce pode recorrer ao Ministerio doTrabalho e ou a Delegacia Regional do Trabalho. O Site da DRT possui lista completa com os nomes dos delegados do trabalho, bem como os endereços das DTRs Regionais

Como fazer o cálculo do Custo do Acidente de Trabalho?
O calculo em si não é dificil mas muito trabalhoso. Para cada caso há diferentes variaveis envolvidas em em muitos casos podem chegar a dezenas de variáveis,muitas vezes de difiícil identificação. Em linhas gerais pode-se dizer que o custo do acidente é o somatório dos custos diretos e indiretos envolvidos.

C = CD + CI

Dusto Direto:
É o custo mensal do SEGURO DE ACIDENTES do trabalho. Não tem relação com o acidente em si. A contribuição é calculada a partir do enquadramento da empresa em três níveis de risco de acidentes do trabalho essa porcentagem é calculada em relação à folha de salário de contribuição e é recolhida

Relacionados