Perguntas Rita

Páginas: 7 (1668 palavras) Publicado: 30 de março de 2015
1)      As camadas tipicas, em ordem são (revestimento, base, subbase, ref sub-leito, subleito)? Sendo o ref de suleito o único opcional? Somente aplicado em camadas frageis como saproliticos?
As camadas típicas de um pavimento flexível são estas, menos subleito que não é camada, uma vez que não possui espessura definida.
A camada de  reforço do subleito só existirá se necessária, caso acapacidade de suporte do subleito não atenda a solicitação de tráfego.
 
2) Em média de que material é composto suas camadas, sua espessura e sua expansão.
Ex:
Revest : Concreto Asfáltico Usina a Quente (CAUQ ou CBUQ)(maioria)..... depende da solicitação de tráfego (N)......Não existe especificação de expansão para camada de CAUQ, pois o seu controle é realizado com o ensaio Marshall.
Base :
Pode sergranular: BGS, MH, solo-brita...... espessura mínima de 15 cm (requisito do método de dimensionamento do DNIT); CBR mínimo de 80%.......e expansão máxima de 0,5%
Pode ser com ligante cimento Portland: concreto rolado; BGTC; solo cimento (6 a 12%); solo cm adição de cimento (3 a 5%) e aí precisa pegar a eepecificação de cada material para saber os requisitos mínimos, mas não é CBR, exceto para solo cmadição de cimento;
Pode ser ligante cal: solo-cal;
Pode ser ligante asfáltico: PMF; MB; solo-betume
A especificação do CBR e expansão só vale para bases e sub-bases granulares e com adição de cimento ou cal.
sub-base : se granular, CBR maior ou igual a 20% e expansão máxima de  1% , senão verificar especificação de serviço.
Ref subleito: CBR superior ao do Subleito e expansão máxima de 2%. Todacamada granular deverá ter espessura mínima de 15 cm.
Subleito: Se o CBR for inferior a 2%, deverá ser realizada a substituição de 1 m de espessura do material por outro com CBR superior a 2 %. A expansão máxima é de 2%.
 
3) 1% de expansão é igual a terra/solo levantar 10lb?
Não.
Veja por exemplo: o ensaio para determinação da capacidade de suporte Califórnia é realizado com uma sobrecarga padrãode 10 libras, ou seja, de 4,536 kg. Considerando que a camada de revestimento tenha 4 cm de espessura de concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ)  com peso específico da ordem de 2t/m3, deve-se atentar para o fato da expansão das camadas intermediárias ou mesmo do subleito. Se o material especificado for granular, NÃO DEVE apresentar expansão positiva, MESMO SEM SOBRECARGA, pois a pressão deconfinamento gerada pelo revestimento é muito pequena.
Para exemplificar, considerando o limite da expansão nulo para um valor positivo com sobrecarga padrão, significa uma pressão de 10 libras, ou seja, de 4,536 kg distribuídos ao longo da superfície do cilindro CBR com 15 cm (6”) de diâmetro ou em outras palavras, uma pressão de 0,0257 kg/cm2.  Considerando uma espessura de 4 cm de CAUQ, tem-se umasobrecarga aproximada de 0,008 kg/cm2. Dessa forma, existe AINDA, uma pressão de expansão REMANESCENTE de aproximadamente 0,0257-0,008 = 0,0177@ 0,02 kg/cm2.  

4) O melhor solo para se construir é o lateritico pois não sofre erosão (pois não é arenoso)? Em SP os solos são na maioria Lateriticos?
O solo laterítico é ideal, mas pelo fato de nele existir a presença de óxidos de ferro e alumíniohidratados, que seria um cimento e também de minerais estáveis tipo o quartzo, a magnetita, a hematita. Ele pode ser arenosos, mas não será susceptível à erosão devido a presença dos óxidos de ferro e alumínio hidratados
 .
Em São Paulo, no centro-oeste temos grande presença desse tipo de solo, mas dizer que são a maioria?
5) Quais são os tipos de maquinas para fazer a compressão do solo? (Sapo, rolocompressor, pé-de-carneiro, rolo vibratório) esses?
 Solo fino (coesivo: silte e argila), solo-cimento: rolo pé de carneiro;
Solo grosso (granular: areia, pedregulho): rolo liso vibratório;
Valas: sapo

6) O ensaio de proctor nos dá o teor de umidade ótimo do solo (Wot) e o gama s ? Este é o objetivo?
 O ensaio do proctor é um gráfico traçado em escala linear da massa específica aparente seca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rita
  • Rita
  • rita
  • Rita
  • Rita
  • Rita
  • rita
  • rita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!