perguntas frequetes

371 palavras 2 páginas
FAQ – BiblioNews

O que é Biblioteconomia? É a classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas e centros de documentação.

O que faz um bibliotecário? Ao contrário da crença popular um bibliotecário não é a pessoa que pede silêncio na biblioteca, o bibliotecário trabalha como um administrador de dados, que também processa e dissemina a informação. Além de catalogar e guardar as informações, ele orienta sua busca e seleção. Cabe-lhe analisar, sintetizar e organizar livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso.

Quais são as áreas de atuação de um bibliotecário? Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações.

Qual o diferencial do curso de Biblioteconomia na UFRJ? O curso é filiado a FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis), portanto, possui o foco em gestão e forma bibliotecários capazes de administrar unidades de informação com facilidade. Essa é também a razão pela qual o atual quadro disciplinar conta com matérias dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração.

Por que o curso não conta com matérias como Restauração de Livros? Ele foca na administração e no novo perfil do bibliotecário – o bibliotecário gestor -, a restauração e tratamento de livros, atualmente, é feita por profissionais técnicos especializados nessa tarefa, mas a grade curricular do curso conta com a disciplina de Teoria e Gestão de Livros Raros (ACA 037), que capacita o gestor para lidar com tais obras.

Por que o curso de Biblioteconomia é ministrado em horários diferentes nos campus em que é presente? Atualmente o curso de Biblioteconomia se faz presente nos campus

Relacionados

  • treinamento e desenvolvimento de pessoas
    3731 palavras | 15 páginas