Perguntas frequentes sobre Taijiquan

661 palavras 3 páginas
Por: Eduardo Malon, professor de Taijiquan estilo Chen.

Perguntas frequentes sobre Taijiquan

O que é taijiquan (tai chi chuan)?

Taijiquan (tai chi chuan) é uma arte marcial chinesa. Segundo os “Anais do distrito de Wen” (Wenxian Zhi), Chen Wangting, da 9ª geração da família Chen naquela região, era comandante da milícia que defendia o distrito, por volta de 1641. Após aposentar-se em 1644, Chen Wangting dedicou-se à aperfeiçoar sua destreza marcial, e criou o taijiquan (tai chi chuan), que vem sendo transmitido através das gerações da família Chen.

O taijiquan (tai chi chuan) pode ser usado como defesa pessoal?

Sim, pode. Mas na realidade é raro alguém atingir o nível de usar eficazmente o taijiquan (tai chi chuan) para auto-defesa. Isto porque para tornar-se eficaz como defesa pessoal o treinamento requer muitos anos – digamos mais de 10 anos – de treinamento com dedicação exclusiva. O que quer dizer que na prática somente alguém que seja um profissional terá habilidade para usar o taijiquan (tai chi chuan) como método de auto-defesa.
Se o seu objetivo é auto-defesa a curto prazo, existem estilos marciais mais prático para isso, como wing tsun por exemplo, que forma lutadores eficientes em poucos anos.

O que há de especial no taijiquan (tai chi chuan)?

Taijiquan (tai chi chuan) é uma arte marcial “interna”, o que significa que faz uso de um método peculiar para gerar força. Um sistema marcial completo possui além das técnicas, treinamentos, tática e estratégia, também um método para gerar força e uma filosofia próprias. Diz-se que o taijiquan (tai chi chuan) é uma arte “interna” porque para tornar suas técnicas eficazes ele requer o desenvolvimento do que se chama “força interna“.

O que é força interna?

Força interna é: usar a musculatura interna do corpo e torná-la forte. Existe uma grande mistificação em torno do termo, mas na verdade tudo que ele quer dizer é isto. Se o treinamento for correto, seus músculos e tendões profundos, que

Relacionados

  • kung fu
    16618 palavras | 67 páginas
  • China
    40325 palavras | 162 páginas