perguntas cenarios economicos

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2015
Questões Cenários Econômicos
Capitulo 1
1) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam- da escassez de recursos de produção? Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada as necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais: o que e quando produzir? Como produzir? Para quem produzir?
O quee quando produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;
Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrênciaentre os diferentes produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver menor custo de produção possível;
Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependera não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivo, ou seja da determinação dos salários,das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como elas se transmite por herança.
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação? A curva de possibilidades de produção expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que sedispõe em dado momento do tempo.

3) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção. Os bens de capital são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo. È o caso, por exemplo, de maquinas , equipamentos e instalação. Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordocom sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis ( por exemplo, geladeiras, fogões, automóveis) ou como não duráveis ( alimentos, produtos de limpeza). Os bens intermediários sáo transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo ( insumos, matérias-primas e componentes). Diferenciam-se dos bens finais, que são vendidos para consumoou utilização final. Os bens de capital, como não são “ consumidos” no processo produtivo, são bens finais, e não intermediários.

CAPÍTULO 4
2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
Para a economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, terra, trabalho, capacidade deprodução e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.*****
3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeterisparibus?
Para analisar um mercado especifico, a Macroeconomia se vale da hipótese de que tudo o mais permanece constante. O foco de estudo é dirigido apenas aquele mercado, analisando-se o papel que aoferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco ou que não interfiram de maneira absoluta. Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos – consumidores e produtores – independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, podendoinfluenciá-los.
4. Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
Os campos de atuação da teoria microeconômica, preocupa-se em explicar como se determina o preço de bens e serviços, bem como dos fatores de produção, está relacionado ao planejamento das empresas, e da política econômica para análise e tomada de decisões.


Capitulo 5
2) Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cenarios economico
  • cenarios economicos
  • Cenários econômicos
  • Cenários econômicos
  • Cenários econômicos
  • Cenário econômico
  • Cenarios economicos
  • Cenários Econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!