perguntas baroco brasileiro

Páginas: 3 (734 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
1. A linguagem ______, o paradoxo, ________ e o registro das impressões sensoriais são recursos linguísticos presentes na poesia ________. 
a) simples; a antítese; parnasiana.b) rebuscada; aantítese; barroca.c) objetiva; a metáfora; simbolista.d) subjetiva; o verso livre; romântica.e) detalhada; o subjetivismo; simbolista.
2.Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas,exceto:
a) O Barroco estabelece contradições entre espírito e carne, alma e corpo, morte e vida.
b) O homem centra suas preocupações em seu próprio ser, tendo em vista seu aprimoramento, com base nacultura greco-romana.
c) O Barroco apresenta, como característica marcante, o espírito de tensão, conflito entre tendências opostas: de um lado, o teocentrismo medieval; de outro, o antropocentrismorenascentista.
d) A arte barroca é vinculada à Contrarreforma.
e) O barroco caracteriza-se pela sintaxe obscura, uso de hipérbole e de metáforas.
3. No Brasil, o Barroco foi introduzido com o poeta:Gregório de Matos
Jerônimo Baía
Bento Teixeira
Bento Gonçalves
Camões
4. A respeito de Gregório de Matos, assinale a alternativa, incorreta: a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem,com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.b) Alma maligna, caráter rancoroso,relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdãode Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.d) As suas farpas dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.e) A melhor produção literária do autor éconstituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas. 5. (MACKENZIE-SP) Assinale a alternativa incorreta: a) Na obra de Joséde Anchieta, encontram-se poesias que seguem a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.b) A literatura informativa do Quinhentismo brasileiro empenha-se em fazer um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Baroco
  • Baroco e rococó
  • Perguntas
  • Perguntas
  • Perguntas
  • perguntas
  • Perguntas
  • perguntas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!