PERGUNTA 1 CONTADOR E CONTABILISTA

277 palavras 2 páginas
1.CONTADOR E CONTABILISTA
Muitos não sabem diferenciar esses gêneros da profissão contábil, mas na verdade, contabilista é sinônimo de contabilidade, abrangendo o campo de atuação dos contadores e dos técnicos em contabilidade. O contador é um profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade, que cursou Ciências Contábeis. Já o Técnico em Contabilidade é o sucessor do antigo “guarda-livros”, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das Escolas Técnicas do Comércio, curso de nível médio, executando a função técnica da contabilidade.
O contabilista designa uma profissão cuja atividade principal consiste na execução da contabilidade de uma organização. Devido à responsabilidade assumida pelos contabilistas e às implicações fiscais e econômicas, em muitos países a profissão é fortemente regulamentada.
Em 1931 consideravam-se contadores somente os portadores de diplomas conferidos por institutos oficialmente reconhecidos. Em 22 de setembro de 1945, com a sanção do Decreto n° 7.988 passou a existir a carreira universitária, com o curso de Ciências Contábeis e Atuariais. Os alunos que concluíssem o curso recebiam o diploma de bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais.
Em 1946, com a criação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) coube ao CFC e aos Conselhos Regionais de Contabilidade fiscalizar o exercício da profissão, de contabilista, assim entendendo-se os profissionais com habilitação como contadores e guarda-livros, de acordo com os decretos citados.
Sendo assim, não é correto a afirmação de que contadores são os profissionais com diploma de Bacharelado em Ciências Contábeis e que os técnicos são contabilistas.
Na verdade, todos são contabilistas. Mais correto que o Bacharelado em Ciências Contábeis, é a postura que estes profissionais adotarão na sociedade, honrando o titulo que lhe foi outorgado.

Relacionados

  • Micro e pequenas empresas
    17306 palavras | 70 páginas