perfuração do tinpano

264 palavras 2 páginas
Antes de tentar qualquer correção da perfuração, um teste auditivo, ou seja, uma audiometria, deve ser solicitada ao paciente. Os benefícios do fechamento da perfuração timpânica incluem a prevenção da entrada de água no ouvido médio enquanto no banho ou na praia ou piscina, melhora da audição, nos casos em que a perda possa estar relacionada com a perfuração, e diminuição dos “tinitus”, também nos casos em que isto possa ser relacionado com a perfuração.
Se a perfuração for muito pequena, o otorrinolaringologista pode optar por observar a perfuração com o tempo para verificar se esta fecha espontaneamente. Às vezes, tratamentos no próprio consultório, como cauterizações locais com substâncias químicas podem fazer com que estas pequenas perfurações fechem.
Entretanto, quando a perfuração é grande uma cirurgia deve ser realizada. A cirurgia pode ser realizada com auxílio dos microscópios, pois trata-se de região bastante pequena e delicada de nosso corpo. Recentemente alguns médicos otorrinolaringologistas estão realizando estes procedimentos com auxílio de endoscópios, instrumentos que permitem uma melhor visualização do que os microscópios.
Há uma grande variedade de técnicas cirúrgicas e seu otorrinolaringologista irá escolher a melhor para cada tipo de perfuração. O nome da cirurgia é miringoplastia, quando há apenas o fechamento da perfuração timpânica; ou timpanoplastia quando também há uma verificação de exploração dos pequenos ossos que atuam na audição, o martelo, a bigorna e o estribo.
Os índices de sucesso da cirurgia vão variar dependendo de vários fatores, como a cirurgia em si e os cuidados pós-operatórios.

**** Timpanoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para reconstrução do tímpano que tenha sofrido perfuração.

Relacionados