Perfumes: necessidades e apelos publicitários

Páginas: 16 (3925 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1. Introdução

O presente trabalho tem por objetivo identificar as causas que levam uma pessoa a gastar tanto com o perfume, que é um produto de pouca necessidade fisiológica. A partir de tal pesquisa, uma série de hipóteses foram analisadas, chegando a inúmeros fatores relevantes.
Na arte da perfumaria os cinco sentidos são importantes no momento da escolha de uma fragrância que remeta a umepisódio marcante na vida das pessoas.

Dos cinco sentidos, o olfato é o mais emocional, pois está ligado diretamente à memória emocional. Por isso, quando sentimos um cheiro, uma fragrância, começamos imediatamente uma viagem pelas nossas lembranças, pelos arquivos sensoriais do nosso cérebro, que nos transporta para o exato momento, para a exata situação na qual fomos apresentados a essafragrância. É o sentido que deixa a melhor impressão da eternidade quando o tema explorado são as essências. (...) O olfato é o único dos sentidos que tem conexão direta com o processamento de emoções e o armazenamento de memórias. Os perfumes ou odores são capazes de despertar sensações de alerta ou tranqüilidade, conforto ou incômodo. Além disso, o olfato nos informa a origem de cada coisa e estáintimamente relacionado ao instinto de sobrevivência.
(COSMÉTICOS, 2010.)

Com surgimento no Egito, o perfume é constituído até hoje pela mistura de diferentes notas para a composição do aroma, que pode ser mais adocicado, amadeirado ou cítrico. O grau de importência na relação com as pessoas foi crescendo exacerbadamente, tornado-se um produto casual e rotineiro.
O perfume influi demasiadamenteno psicológico humano, transmitindo a seus usuários maior auto-estima e satisfação do ego. A Publicidade também auxilia neste tipo de comportamento, criando propagandas extremamente envolventes, que induzem a compra de determinado perfume como forma de comparação estética entre o leitor e os modelos utilizados.
Este artigo também está associado a fatores sentimentais, já que por meio delepode-se obter uma recordação a respeito de um acontecimento ou pessoa, se tornando um ítem de extrema importância e valor exorável, tanto no cotidiano, como na vida dos seres humanos.
Também relacionado à questão de status, muitas pessoas acabam adquirindo perfumes caros, como uma forma de sentir-se superior perante aos demais, gerando inclusive um certo preconceito com as marcas nacionais epopulares, que são consideradas ruins e de baixa fixação, mas que, na verdade, apresentam fixação tão boa quanto os caros e internacionais. A indústria perfumista vem ganhando cada dia novos adeptos e investidores, já que mais do que um cheirinho bom, o perfume proporciona um estado físico psicológico de bem estar daqueles que o utilizam.


2. Justificativa

O tema perfume foi escolhido com opropósito de investigar quais os mecanismos de ação publicitária que levam uma pessoa a consumir um produto aparentemente efêmero. Várias explicações foram obtidas por meio da formulação de hipóteses, dentre elas, fatos como a lembrança, o status, a busca pela sensualidade, transmissão de uma imagem de limpeza e a transmissão de uma mensagem. No entanto, o fator principal que o grupo pretendeu e aindapretende pesquisar (visto que o trabalho ainda não se encontra finalizado) é o apelo publicitário como arma de sedução para a mente das pessoas, visto que hoje o perfume é considerado um ítem de marketing, seja por meio das propagandas, seja por meio da impressão que ele causa, ou até pelas embalagens, que a cada dia estão mais elaboradas e aliadas à uma imagem que a fragrância ali depositada pretendepassar.
As pessoas não tem um controle sobre os aromas e reflexões. Por exemplo, temos fome ao sentir o cheiro da comida ou também acabamos lembrando de pessoas ou momentos por mais que seja contra nossa vontade. Tal fato é demonstrado no livro O Perfume. História de um assassino; de Patrick Suskind, que foi resumido e comentado por Madoh (2007).

O livro em questão, trata de um assunto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os apelos publicitarios
  • o perfume
  • Perfume
  • perfume
  • perfumes
  • Perfume
  • perfume
  • Perfume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!