Performatividade e gerencialismo: breve análise sobre os impactos da avaliação nacional nas escolas

Páginas: 10 (2320 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Performatividade e gerencialismo: breve análise sobre os impactos da avaliação nacional nas escolas

Neste trabalho quero discutir, aproveitando os exemplos próximos que o município de Pelotas vem vivendo durante os últimos dias sobre a consultoria na área da Educação com a Falconi Consultores de Resultados, aspectos do novo gerencialismo e os rumos que a visão gerencialista na educação podesurtir às escolas, aos professores e às professoras e aos alunos.
Cada vez mais é possível perceber que a lógica do mercado está inserida na educação brasileira. As avaliações nacionais, por exemplo, se utilizam de resultados para delimitar e dizer quem são as escolas, as universidades, os programas de pós-graduação e os professores. Uma vez bem classificadas, a partir de critériospré-estabelecidos, essas instituições são bem vistas conforme sua posição e, assim, a procura pela instituição pode se tornar maior. Programas de pós-graduação quando bem conceituados ganham maior visibilidade e, consequentemente, mais recursos para administrá-lo.
No município de Pelotas a educação presencia situação parecida, uma vez que uma empresa prestadora de consultorias irá auxiliar o município aelevar os índices da educação no IDEB. A declaração do prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, a um conhecido jornal da cidade sobre a polêmica contratação da Falconi Consultores de Resultado, aponta que a visão de qualidade se aproxima de uma ideia de que português e matemática são os caminhos para o sucesso escolar. Além disso, o objetivo é que a empresa de consultoria auxilie as escolas a como fazerpara que os índices no IDEB sejam elevados. Com o auxilio da consultoria Falconi a intenção é elevar o IDEB atual dos anos inicias do Ensino Fundamental de 4,5 para 5,4 e o dos anos finais do Ensino Fundamental de 3,4 para 4,0. Para o prefeito outras demandas devem ser analisadas, mas segundo ele as crianças devem ter uma educação de qualidade, e, ao que parece, essa qualidade significa atingir bonsresultados nas avaliações nacionais:
Não deixamos de nos preocupar com as necessidades de melhorias em infraestrutura nas escolas ou com os salários dos professores, estamos trabalhando pra isso, mas o debate sobre a educação não pode deixar de dar a devida atenção à qualidade do ensino e aprendizado. Muitas crianças estão saindo da escola sem ter aprendido ou aprendido mal os conteúdos.Precisamos mudar esta realidade. (Prefeito Eduardo Leite em entrevista ao jornal Diário Popular, 07 fev 2014)

A prefeitura investirá mais de dois milhões de reais para que a empresa contratada, ao longo de 12 meses, auxilie a “definir as metas para as escolas; implantar os modelos de gestão escolar; elaborar os planos de ação para alcançar os resultados e implementar o sistema de acompanhamento deresultados em todos os níveis da rede educacional” (LIMA, 2014). Além disso, professores, servidores e diretores das escolas serão capacitados, já que serão esses os replicadores do processo. Tudo isso no intuito de elevar os índices do IDEB, já que Pelotas encontra-se na 33ª colocação entre os municípios gaúchos.
Essa tem sido a preocupação não só do município de Pelotas, mas parece ser uma buscaconstante para a elevação de índices, com o intuito de atingir metas e, ao fim disso, ficar bem classificado e, logo, bem visto pela comunidade em geral. Definir o sujeito através de um resultado é ação cada vez mais comum nessa ótica mercadológica que a educação está inserida.
Professores universitários, de acordo com suas produções, recebem bolsas e são enquadrados em categorias que indicamo nível de produtividade que obtiveram, já que podem ser classificados em 1A, 1B, 1C etc. assim como programas de pós-graduação recebem conceitos de acordo com uma série de critérios a serem cumpridos para que o programa consiga elevar o conceito e obter maior visibilidade no cenário educacional. O conceito, portanto, diz quais cursos de pós-graduação são bons, medianos e razoáveis. Em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UMA ANÁLISE SOBRE A AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DA ESCOLA
  • Snc: breve reflexão sobre o seu impacto na análise financeira
  • Breve análise sobre a eireli
  • Breve análise do mercado de rap nacional
  • Refletindo sobre a avaliação na escola
  • Analise sobre a avaliação e aprendizado
  • Uma breve introdução sobre a escola metódica e a escola dos annales
  • A análise multicriterial na avaliação de impactos ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!