perfome

5058 palavras 21 páginas
Lyceu Paraibano
Disciplina : Química
Aluno : Matheus Dantas N : 53 turma :1

TRABALHO

DE

Química

OBJETIVO 1

HISTÓRIA 1

DEFINIÇÃO 2

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS FRAGRÂNCIAS 2

CONSTITUINTES: 5

CLASSIFICAÇÃO 6

ÓLEOS ESSENCIAS 7

QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAS 9

MÉTODOS DE OBTENÇÃO 10

EXTRAÇÃO POR CO2 SUPERCRÍTICO 12

ETAPAS DE FABRICAÇÃO 13

FLUXOGRAMA 14

CONCLUSÃO 15

BIBLIOGRAFIA 15

1
OBJETIVO
O presente trabalho objetiva mostrar o surgimento das essências, a evolução na sua obtenção, diversidade de produtos, evolução no mercado consumista e destacar os métodos químicos para uma produção de escala industrial.

HISTÓRIA
Assim que o homem descobriu o fogo, aprendeu que a queima de algumas madeiras, resinas e ervas, libertavam aromas agradáveis e tudo o que era agradável os povos primitivos utilizavam para agradar aos deuses. Esta prática foi adoptada pelos Egípcios que, através de rituais específicos, queimavam substâncias aromáticas em diferentes horas do dia. O papel do perfume nos rituais religiosos foi dominante até ao século XVI a.C.
A partir dessa altura, ou seja entre os anos 1580 e 1085 a.C., os perfumes eram utilizados de duas maneiras, ou queimados na forma de incenso ou aplicados no corpo através de bálsamos e óleos perfumados com intuitos médicos, mas também cosméticos, aos quais as mulheres egípcias começaram a recorrer com frequência, utilizando-os como armas de sedução. Diz-se que Cleópatra era perita nesta arte, mas também na arte de confeccionar os seus próprios perfumes. Aliás, os egípcios começaram a utilizar os seus vastos conhecimentos na área para criar os óleos necessários para embalsamar os seus mortos, prática que dominaram como mais ninguém. Da sua contribuição para a história do perfume ficaram ainda alguns dos primeiros frascos de perfume em vidro. As fragrâncias perfumadas seguiram depois para todo o mundo.
Na Índia, e depois de uma utilização inicial

Relacionados

  • Prata Coloidal As Verdades Ocultas
    90076 palavras | 361 páginas