PERFIS FEMININOS EM O CORTIÇO DE ALUÍSIO DE AZEVEDO.

4945 palavras 20 páginas
PERFIS FEMININOS EM O CORTIÇO DE ALUÍSIO DE AZEVEDO. Euzivaine da conceição silva

RESUMO Esse artigo tem como objetivo analisar perfis femininos da obra O cortiço, onde podemos refletir o papel da mulher na literatura brasileira, em especial a mulher negra, que ao longo da obra podemos notar que ela é estereotipada, marcada pelo determinismo. Assim como as demais mulheres possuem traços patológicos e desvios de comportamento, onde representam não só a escravidão, como também a sensualidade, o adultério e o lesbianismo agregada a representação do zoomorfismo (elemento muito utilizado não Naturalismo) através da forma animalesca.
Palavras Chave: Perfil feminino. Realidade. Critica Social. Literatura Brasileira
RESUMEN
El artículo tiene como objetivo el análisis de los perfiles femeninos de la obra “O cortiço” donde podemos reflexionar el papel de la mujer en la literatura brasileña, en especial la mujer de color negra que en la obra podemos darnos cuenta de que ella es marcada por el prejuicio y por el Determinismo. Sin embargo, como las demás mujeres, poseen trazos patológicos y desvíos de comportamiento, donde no solamente representan la esclavitud, como también la sensualidad, el adulterio y las homosexuales y también la representación del zoomorfismo a través de la forma animal.
Palabras Clave: Perfil femenino. Realidad. Crítica Social. Literatura Brasileña Apresentaremos um estudo aprofundado sobre as representações da mulher na estética naturalista, analisaremos na obra de Aluísio de Azevedo3 o cortiço, as personagens que são: Bertoleza, Pombinha, Estela, Rita baiana, Piedade. O autor Aluísio Tancredo

Relacionados