PERFIL E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE IDOSOS E SOBRECARGA DE SEUS CUIDADORES

573 palavras 3 páginas
PERFIL E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE IDOSOS E SOBRECARGA DE SEUS CUIDADORES

UESUGUI, Helena Meika; FAGUNDES, Diego Santos; PINHO, Diana Lúcia Moura. Perfil e grau de dependência de idosos e sobrecarga de seus cuidadores. Acta Paul Enferrm. v.5. n.24. p. 689-694. 2011.

O texto apresenta como autores: Helena Meika Uesuguin que é graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, é Mestra em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília; Diego Santos Fagundes é graduado em Fisioterapia e fez especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil, doutorando em Farmacologia e docente pela Universidade de Zaragoza Espanha; Diana Lúcia Moura Pinho é graduada em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, mestre em Educação e doutora em psicologia pela Universidade de Brasília, além de Professora Adjunta, Graduada em Ciências e Tecnologia em Saúde/PPGCTS do Campus UnB Ceilândia da Universidade de Brasília, no qual é Diretora. Estes autores desenvolveram o texto para avaliar o grau de dependência das pessoas idosas e também a sobrecarga gerada em seus cuidadores.
O artigo enfatiza que cresceu a expectativa de vida, assim, as pessoas vivem mais e somado ao aumento do número de doenças crônicas degenerativas, os idosos têm ocupado mais leitos de hospitais. Acrescenta que a idade elevada deles é causa fundamental de suas incapacidades, se tornando dependentes dos chamados cuidadores. Estes cuidadores podem ser profissionais da área saúde ou não, sendo nestes últimos, o trabalho nomeado de cuidado informal. O texto, então, revela que a pesquisa foi enfocada nos cuidadores informais, que em sua maioria eram do sexo feminino, esposas ou filhas, que sofriam muito estresse e dano físico-emocional devido à sobrecarga dos cuidados.
Os autores concluem em seus estudos que ao fazer a análise de idosos e cuidadores, é possível

Relacionados