PERFIL PSICOLÓGICO DE PACIENTES COM ANOREXIA E BULIMIA NERVOSAS - A OTICA DO PSICODIAGNOSTICO

4759 palavras 20 páginas
Medicina, Ribeirão Preto,
39 (3): 353-60, jul./set. 2006

Simpósio:

TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA NERVOSAS

Capítulo VI

PERFIL PSICOLÓGICO DE PACIENTES COM ANOREXIA E
BULIMIA NERVOSAS: A ÓTICA DO PSICODIAGNÓSTICO
PSYCHOLOGICAL PROFILE OF PATIENTS WHO SUFFER FROM ANOREXIA NERVOSA
AND BULIMIA NERVOSA: PSYCHOLOGICAL ASSESSMENT POINT OF VIEW

Érika Arantes de Oliveira1, Manoel Antônio dos Santos2
1

Psicóloga. 2Docente. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Departamento de Psicologia e Educação. Faculdade de
Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.
CORRESPONDÊNCIA: Érika Arantes de Oliveira. Rua Machado de Assis, 433 - Vila Tibério. CEP 14050-490 - Ribeirão Preto-SP.
E-mail: erikaao@ffclrp.usp.br / Fone: 16 3602 3645

Oliveira EA, Santos MA. Perfil psicológico de pacientes com anorexia e bulimia nervosas: a ótica do psicodiagnóstico. Medicina (Ribeirão Preto) 2006; 39 (3): 353-60.

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o perfil psicológico dos pacientes portadores de anorexia e bulimia nervosas, visando fornecer subsídios para o planejamento de intervenções a serem implementadas por equipe interdisciplinar. Foram realizadas 29 avaliações psicodiagnósticas, compreendendo 24 mulheres e cinco homens. Os instrumentos utilizados foram: técnicas projetivas, teste de nível intelectual e escalas padronizadas, complementados por entrevista clínica. Como resultados pôde-se constatar, mediante as entrevistas, a negação do adoecimento e, conseqüentemente, o não reconhecimento da necessidade de tratamento.
Quanto aos resultados fornecidos pelos demais instrumentos observou-se que, de um modo geral, os recursos intelectuais encontram-se dentro da média esperada, porém evidencia-se marcado comprometimento emocional dos pacientes portadores de transtornos alimentares, embora esteja preservada a possibilidade de vinculação afetiva, o que atesta a necessidade de suporte psicoterapêutico.

Relacionados