Perfil jornalístico de Roberto Sion: Viver com Maestria

714 palavras 3 páginas
Roberto Sion pensava em jogar futebol na adolescência, era fanático pelo Santos ao ponto de ter uma cadeira cativa, mas hoje em dia ele vive de outra paixão. A musica venceu como escolha profissional, não apenas a carreira no esporte, mas a psicologia. Aos 25 anos, depois de formado, Sion tomou a decisão que faz dele hoje, aos 63 anos, um reconhecido Maestro que sonha em retomar a carreira de solista, planeja um doutorado e não se importa em reiterar o clichê, aprende diariamente com seus alunos na Universidade Livre de música, ULM.

Influenciado por uma família onde quem não era músico era amante de música, Sion aprofundou-se nos estudos iniciados na infância, tornando-se não apenas um hábil saxofonista, mas flautista, clarinetista e pianista. Da mesma forma, não contentou-se em interpretar, Sion é compositor, professor e regente da Orquestra Jovem Jobim desde a formação desta, em 2001. É sua esposa quem melhor o define, “ele é como uma enzima: presente no processo todo, mas nunca consumido”. Talvez por isso Sion seja capaz de manter uma vida tão plural e, ainda assim, equilibrada. Talvez pela maneira como encara a profissão, ou o seu “dom”: “No fim a música é ilusão, a música é só o resultado. Procuro não ser egoísta e me fechar na música”.

Ele nos faz lembrar Oscar Niemeyer repetidas vezes ao afirmar que o importante são os amigos, a família, não a fama e o universo da arte. Fala dos pais, das filhas (uma dele e duas da esposa, todas dos primeiros casamentos), do amor pela poesia, em especial Drummond, e com reticências sobre a leitura de romances que deixara de lado aos poucos. É difícil encontrar algum resquício de pompa e orgulho naquela feição naturalmente ruborizada, ou naqueles olhos azuis calmos, num biotipo de avô – apesar das caminhadas que faz.

Sion surpreende ao revelar que mesmo nos melhores momentos de sua trajetória, que inclui episódios como tocar com a filarmônica de Jerusalém, com Michel Legrand, com os grandes músicos de jazz, como

Relacionados

  • A aule desde a sua fundação
    197084 palavras | 789 páginas
  • livro
    52178 palavras | 209 páginas
  • Resumo resumido
    194234 palavras | 777 páginas