Perfil fábrica de detergentes

Páginas: 8 (1763 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
PERFIS INDUSTRIAIS

DETERGENTES E DESINFETANTES

PERFIS INDUSTRIAIS
Este perfil industrial faz parte do Programa “Ação Integrada de Desenvolvimento em Municípios Mineiros” implementado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em parceria com o Instituto de Desenvolvi mento Integrado de Mi na s Gerais (INDI), v isando despertar empresários em potencial, interessados em iniciar umempreendimento de pequeno porte. O INDI, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e mantida pela Cemig e pe lo Banco de Desenvolvime nto de Minas Gerais (BDMG), tem por objetivo a consoli daçã o do parque industrial mineiro. A série “Perfis Industriais” apresenta sugestões para a implantação de empreendimentos produtivos e de serviços, que podem ser executados apartir da aplicação de capitais relativamente pequenos. Cada estudo constitui um passo inicial, podendo os interessados na implantação de determinado empreendimento procurar o INDI e os escritórios regionais da Cemig, para que sejam analisados mais detalhadamente os aspectos que exigirem maior aprofundamento. O INDI está sempre à disposição do empresário para fornecer informações complementares,realizar pesquisas adicionais ou prestar assistência, tanto na fase de elaboração do projeto quanto em seu acompanhamento junto aos órgãos do Governo.

FÁBRICA DE DETERGENTES E DESINFETANTES
Este perfil apresenta sugestões para a implantação de uma indústria de produtos de limpeza, especificamente detergentes líquidos e desinfetantes. A unidade industrial analisada permite, no entanto, ainclusão de outros itens que apresentam afinidades no processo de produção, como água sanitária, amaciantes de roupas, sabões líquidos, ceras líquidas, etc. Os dados apresentados são indicativos e se destinam a servir de base para a análise do empresário sobre a viabilidade do investimento.

ASPECTOS GERAIS
Caracterização do produto
Detergentes são todos os produtos destinados à limpeza que, emcontato com a água ou solução aquosa, removem as sujeiras através de ações de deslocamento e dispersão. Dentre os detergentes conhecidos, o sabão foi o primeiro a ser produzido. Para sua fabricação, utilizam-se, sob aquecimento, óleos e gorduras associados a um álcali, normalmente soda cáustica. A partir do aparecimento dos tensoativos sintéticos, desenvolvidos em laboratórios, surgiram no mercadonovos tipos de detergentes, que variam na forma de apresentação (líquidos, pós, flocos ou barras) e nas formulações, em função de sua finalidade de uso (Iavagem de roupas, pisos, louças, automóveis, etc.). Os tensoativos são os principais componentes dos detergentes. Sua principal função é reduzir a tensão superficial da água, favorecendo seu espalhamento e melhor contato com a superfície a ser limpa.Chamamos de tensão superficial as forças que impedem o umedecimento e o espalhamento da água na superfície ou objeto a ser limpo.

Os desinfetantes são produtos que procuram associar o poder de limpeza à ação bactericida. Normalmente, compõem-se da mistura de tensoativos com óleos de pinho ou eucalipto. São também utilizados para mascarar odores desagradáveis em ambientes públicos einstalações sanitárias. A biodegradação de um tensoativo é definida como a destruição dos compostos químicos pela ação biológica dos organismos vivos, resultando na formação de água, gás carbônico e sais inorgânicos. A legislação brasileira de proteção ambiental determina a produção e utilização de produtos de limpeza biodegradáveis. Embora simples de serem produzidos, exigem alguns cuidados com o manuseio deprodutos químicos. Recomenda-se a utilização de aventais de plástico, luvas, botas, óculos e máscaras protetoras. Além disso, é essencial a colaboração permanente de um químico no processo de produção.

ção do sistema de substituição e troca do vasilhame. Outro filão de mercado explorado pelas pequenas empresas é a venda avulsa na própria fábrica, utilizando-se embalagem dos próprios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fabrica escola de detergentes
  • detergentes
  • Detergentes
  • Detergente
  • Detergentes
  • Detergente
  • Detergentes
  • Detergente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!