perfil epidemiológico da tuberculose no ceará

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Introdução
A tuberculose, ao longo dos anos, vem demonstrando que é uma marca social das precárias condições de sobrevivência, manifestando-se com maior freqüência nas áreas de maior carência de recursos básicos, assim como, cidades interioranas. Somando-se a isto, o crescimento populacional nas periferias das grandes cidades contribui para o aumento do número de casos no país. A endemia semantém como um problema de saúde pública. O abandono do tratamento da tuberculose é um desfecho da alta do paciente, que precisa ser evitado, sendo uma preocupação não só do estado do Ceará, mais do mundo. Dados estatísticos nos mostram esse alto índice.
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra a Tuberculose e DoençasPulmonares em homenagem aos 100 anos do descobrimento do bacilo causador da tuberculose (em 24 de março de 1882) pelo Dr. Robert Koch.
















Desenvolvimento
Aspectos Epidemiológicos da Tuberculose
A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micro bactérias também podem causar a tuberculose.São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, ela expele ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o, a falta de higiene, má alimentação, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, tambémfavorece o estabelecimento da tuberculose.
A tuberculose é uma doença que tem cura e o tratamento é viabilizado integralmente pelo SUS. As populações vulneráveis, como: 0s Indígenas, portadores de HIV/Aids, população privada de liberdade, moradores de rua, crianças e idosos. São as que algumas vezes tem mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundialda Saúde (OMS), em 2010 foram diagnosticados e notificados 6,2 milhões de casos de tuberculose no mundo, sendo 5,4 milhões de casos novos, equivalentes a 65% dos casos estimados para o mesmo ano. A Índia e a China representam 40% dos casos notificados e o Brasil está entre os 22 países que concentram 82% dos casos de tuberculose no mundo.
O Plano Global para o Combate da Tuberculose 2011 – 2015proposto pela OMS tem como visão livrar o mundo da tuberculose. Seu objetivo é reduzir drasticamente a carga da doença até 2015.
No mapa abaixo são indicados países onde ocorrem 75% dos casos do mundo.



O plano está dividido em:
 Expandir a estratégia DOTS - Estratégia de Tratamento Diretamente Observado, com qualidade;
 Diminuir a incidência de TB em portadores de HIV/AIDS e aincidência de HIV em pacientes com TB.
 Controlar a TBMR – Tuberculose multirresistente
 Fortalecer o sistema de saúde baseado na atenção primária;
 Empoderar as pessoas com tuberculose e a sociedade civil organizada
 Envolver todos os prestadores de serviços de saúde;
 Possibilitar e promover pesquisas.

O Plano ainda apresenta, como principal meta: reduzir pela metade a
incidência e amortalidade da tuberculose até 2015, comparadas aos valores de 1990 e eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2050.

Municípios prioritários do Ceará
Utilizando os parâmetros epidemiológicos definidos pelo Ministério da Saúde, os seguintes municípios forem selecionados: Caucaia, Crato, Fortaleza, Maranguape, Itapipoca, Sobral, Maracanaú e Juazeiro do Norte.
O acompanhamento eavaliação periódica desses municípios, quanto às ações de Promoção e Prevenção, Diagnóstico e Assistência, Vigilância Epidemiológica e Sistema de Informação, muito contribuirão para a política de controle e conseqüentemente para a redução da problemática da tuberculose no Ceará.


Espacionalização da Tuberculose no Ceará
Observa-se a grande interiorização da tuberculose em nosso Estado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do Perfil Epidemiológico da Tuberculose em Itiúba
  • perfil epidemiológico
  • Perfil Epidemiologico do paciente queimado
  • Perfil epidemiológico afogamento
  • PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA ESQUISTOSSOMOSE
  • Perfil pop do Ceará
  • Perfil Epidemiologico De Uma PopulaA A O
  • Estudos de Aspectos Epidemiológicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!